Porque se usa crase antes de noite?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

A expressão à noite indica tempo, exercendo, portanto, a função sintática de adjunto adverbial de tempo. Todo adjunto adverbial de tempo, de modo e de lugar feminino recebe o acento indicador de crase.

Resposta: A noite. O sujeito não é precedido de preposição, portanto não pode haver o acento indicador de crase, que é a junção da preposição a com o artigo a ou as . 2- À noite, fazia frio.

À noite é um período de tempo que pertence a uma parte do dia, certo? Quando o significado da frase der a entender que está utilizando “noite” nesse sentido, sempre haverá o aparecimento da crase, justamente por ser um adjunto adverbial de tempo. Ele só vai voltar à noite.

As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Podemos utilizar à noite ou de noite sempre que quisermos referir algo que ocorre durante o período da noite.

Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a” e com o “a” do início de pronomes.

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.

À tarde, com crase, é uma locução adverbial de tempo. Ela indica o período do dia em que determinada ação é realizada. A expressão recebe o acento grave, porque todas, no português, todas as locuções com núcleo feminino são craseadas (ex: à tarde, à noite, à toa, à moda, etc.).

Na indicação de horário, sempre usamos crase. As exceções são apenas para os casos em que as preposições "após, desde, entre, para" antecede as horas.

Segundo ela, a crase acontece toda vez que acontece a fusão da preposição 'a' com o artigo 'a' - e, portanto, a crase só acontece diante de palavras femininas. Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina.

1 escuridão, trevas, breu, escuro, obscuridade, escuridade, chona.

É sábado à noite. It was on a Saturday night.

Forma correta: Ontem à noite eu fui ao cinema.

De tarde é locução adverbial de tempo usada em relação a dia não determinado. Ex.: De tarde costumo ler e escrever. À tarde é usada quando o dia é determinado. Ex.: Ontem à tarde conclui mais um livro.

Então, você já percebeu que antes de “todos” não ocorre crase, pois se trata de um substantivo masculino seguido somente de uma preposição. Logo a forma correta é: ex: Desejo um feliz Natal a todos.