Porque se toma whisky com gelo?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Com o tempo, o gelo irá diluir e reduzirá a graduação alcoólica do whisky. Desta forma, os sabores também ficarão alterados. O frutado fica menos frutado, e o defumado costuma acentuar.

Uma única pedra, quadrada ou redonda
A ideia é colocar uma única pedra grande no copo para acompanhar a dose de whisky. Como o pedaço de gelo é maior, ele demora mais para derreter.

Ele pode ser consumido com algumas pedras de gelo, “on the rocks”; com um pouco de água gelada; ou até mesmo puro, estilo “cowboy”. Alguns preferem com limão, enquanto outros o tomam com água de coco.

Algumas pesquisas têm apontado que o consumo moderado do whisky pode aumentar e melhorar o desempenho cognitivo, reduzindo as chances de demência e doenças como o Alzheimer. O ácido elágico, substância presente na bebida, ajuda a combater os radicais livres, que ajudam a provocar o declínio da mente.

Whisky com refrigerante não é lá novidade, mas ao invés de refrigerante de cola, nossa sugestão é utilizar o brasileiríssimo guaraná. Esta receita de whisky com guaraná é tão fácil que não precisa nem de passo a passo.

Quanto menos líquido, mais contato com o ar e mais rápido o whisky vai oxidar. Isso altera o sabor do whisky e pode fazer com que o sabor que você gosta(va) fique apenas na memória.

Beber água enquanto bebe whisky pode ajudar a diminuir a absorção de álcool pelo organismo, reduzindo a probabilidade de ficar bêbado. É recomendado beber um copo de água para cada copo de whisky.

Tradicionalmente presente em grandes celebrações, o uísque é uma bebida destilada de teor alcóolico elevado, sendo produzida a partir de diversos grãos e podendo, ou não, conter malte. Geralmente é bebido puro (chamada de Cowboy) ou com gelo, mas varia de acordo com o gosto do apreciador.

Isabella's Islay

Isabella's Islay – US$ 6,2 milhões
O whisky mais caro do mundo é, na verdade, uma arte de joalheria. Sua garrafa de cristal é coberta por 8.500 diamantes, 250 rubis e 11 kg de ouro branco.

Misturar bebida alcoólica com energético
O problema de misturar bebidas alcóolicas como whisky e vodka com o energético é que essas bebidas, com alto teor alcoólico, provocam irritação no músculo do coração devido a intoxicação por cafeína.

A bebida incolor é mais pura e, consequentemente, provoca menos efeitos no dia. seguinte à "bebedeira". Logo por whisky se tratar claramente de uma bebida.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

Quanto maior a idade do whisky envelhecido, mais caro ele se torna. Esse encarecimento não é por acaso. Os amantes de whisky acreditam que a idade da bebida é um fator importante para o seu gosto. Muitos levam a sério que para ser um whisky precisa-se de pelo menos 8 anos de idade.

É consenso médico e científico que bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são mais saudáveis que as destiladas, como a cachaça, o whisky e a caipirinha.

Faz mal beber whisky todos os dias? Harvard fez um estudo (e se Harvard afirma, nós acreditamos) que confirma que um copo de whiskey por dia ajuda a prevenir possíveis AVC's. Ou seja, o consumo moderado (repetimos: moderado) baixa o risco de ataques cardíacos, morte cardíaca, entre outras doenças cardiovasculares.

O Whisky é uma bebida que combina muito bem com refeições ou com opções doces, como sobremesas. Sirva seu whisky acompanhado de pratos com frutos do mar, salmão, carnes vermelhas, carnes de caça ou foie gras.