Porque se recomenda usar o termo indígenas e não índios?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

"Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena", explica.

Não! O correto é falar Povo Indígena. O que existem são etnias, povos e nações. O termo "tribo" surge de uma ideia estereotipada assim como a palavra "índio”.

É o que define a Lei 14.402, de 2022, promulgada na sexta-feira (8) pelo presidente Jair Bolsonaro. A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários. A alteração ocorreu com a aprovação do PL 5.466/2019, que revoga o Decreto-Lei 5.540, de 1943.

O emprego do termo é criticado por trazer conotação pejorativa, associando a um suposto estágio “primitivo”. “A palavra tribo está inserida na compreensão de que somos pequenos grupos incapazes de viver sem a intervenção do estado. Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar.

Pela primeira vez, o Brasil celebra neste 19 de abril o "Dia dos Povos Indígenas" - e não mais o "Dia do Índio", como a data era conhecida até o ano passado. A mudança foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402.

2 aborígene, autóctone, crioulo, nativo.

Aliás, nativos e autóctones são outras expressões usadas, ao redor do mundo, para denominar esses povos. Genericamente, os povos indígenas que vivem não apenas em nosso país, mas em todo o continente americano, também são chamados de índios.

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

“Tribo” é outra palavra inapropriada, por se referir a um lugar não civilizado. Os termos adequados são "terra indígena", "território" ou "aldeia" e, para o grupo de indígenas, "etnia" ou "povo".

substantivo masculino e feminino Pessoa especializada no estudo de índios; indianista.

Os indígenas (também designados aborígenes, originários, autóctones, ou nativos) são pessoas que viviam e vivem em uma área geográfica (denominada população) desde a "colonização" da região por outros povos estrangeiros, ou são pessoas que após a colonização da região em que ainda residem não se identificam com o povo ...

Por isso, o ideal é chamar a celebração de “Dia do Indígena', “Dia dos Povos Indígenas'' ou até mesmo de “Dia da Diversidade Indígena”. Isso porque o termo "índio" além de reforçar um estereótipo de que todos os povos indígenas são todos iguais, reforça uma ideia de que são seres do passado ou selvagens.

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do Decreto-Lei n. ° 5.540, de 1943, então com o título de "Dia do Índio".

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada em 19 de abril. Celebra a diversidade dos povos indígenas do Brasil. Foi criado, em 1943, por meio de um decreto do governo de Getúlio Vargas. Sua criação foi resultado de uma orientação realizada no Congresso Indigenista Interamericano.

O feminino definitivo é, portanto, posterior a finais do século XVI. Tribo, palavra hoje feminina, sofreu hesitação de género, mesmo ao longo de século XVII. Vieira (Ali, 1964: 70) usa-a nos dois géneros: «De huma tribo a outra tribo» (Sermões, 8, 264 e «Ajuntou todos os tribos que poude» (Ibidem, 9, 412).

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%).