Porque se mede a pressão no braço esquerdo?

Perguntado por: icardoso6 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Isso porque medidas diferentes de pressão entre os braços direto e esquerdo podem indicar um risco aumentado de doença vascular periférica.

O primeiro passo é sentir o pulso no braço esquerdo na altura da dobra, o que pode ser feito com o estetoscópio ou com os dedos. Em seguida, a braçadeira deve ser colocada 2 a 3 cm acima da dobra, lembrando dos fios que devem ficar por cima do braço.

Deve ser medida no braço, com manguito adequado à sua circunferência. Na suspeita de HAS secundária à coartação da aorta, a medição deverá ser realizada nos membros inferiores, utilizando-se manguitos apropriados. A medição da PA pode ser feita com esfigmomanômetros manuais, semi-automáticos ou automáticos.

Geralmente, há uma diferença não tão grande entre os membros, mas o suficiente para ficarmos atento. Por exemplo, se você mediu a pressão no braço direito e estava 120 x 80 mmHg ótimo, sua pressão está dentro da normalidade.

A orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologista é que a aferição seja feita anualmente, de forma preventiva, o que vale especialmente para quem tem fatores de risco, como obesidade e tabagismo. Caso os valores estejam acima do recomendado, a pressão deve ser avaliada novamente, mas em outra ocasião.

O especialista recomenda que, aqueles que apresentarem pressão a partir de 13/8 em uma medição casual, procure atendimento médico para averiguar de forma mais precisa a sua condição e iniciar o controle da pressão o quanto antes e evitar complicações maiores no decorrer da vida.

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

Tradicionalmente é aferida a pressão arterial de um braço, mas se há diferença entre os braços uma das artérias pode estar com problema.

O procedimento para constatar se está calibrado é bem semelhante com o do aneróide, mas o conector é um pouco diferente. É necessário colocar o manguito ao redor de um tubo rígido. Novamente, é preciso chamar um técnico se o aparelho não estiver calibrado.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

O que faz a pressão subir
Quando uma pessoa está deitada, por exemplo, ela fica mais baixa. Quando há movimentação e esforço físico, o cérebro avisa que o corpo precisa de mais energia e mais sangue circulando nos órgãos e membros, logo, a pressão arterial sobe.

Ansiedade e pressão alta: quais os fatores de risco? Além de levar ao aumento da pressão arterial, a ansiedade e o estresse também estão relacionados a hábitos nocivos à saúde e que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão, como é o caso do consumo de cigarro, álcool e comida.

Os horários mais indicados para medir a pressão arterial são, geralmente, ao acordar pela manhã e no início da noite. Nestes períodos, a pressão costuma se elevar devido a reações hormonais desencadeadas no organismo. Por isso, acompanhar esses momentos é importante.

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Esteja em ambiente calmo e em repouso há pelo menos 5 minutos. Evite falar durante a medição, pois isso pode afetar as leituras. Se houver algum estresse emocional, espere se acalmar, cerca de 20 a 30 minutos, para realizar as medidas. Realize as medidas com o braço apoiado na altura do coração.