Porque se jogar moeda na porta do cemitério?

Perguntado por: hmuniz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Por que jogar moedas na porta do cemitério? Ou seja, uma moeda é deixada a cada visita para que a família do falecido, saiba que ele ainda é muito querido e que recebeu a homenagem e visita de amigos.

Os gregos acreditavam queque, quando uma pessoa falecia, só seria possível ela adentrar no mundo dos mortos através docom a ajuda do Barqueiro - uma figura mitológica que transportava as almas em seu barco em troca de moedas – diante dissomoedas. Por isso, era colocada uma moeda junto ao cadáver.

Há a crença na existência da comunicação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos e no espaço do cemitério como um local de estender a vida através da evocação de memórias e lembranças.

A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.

Cercar de moedas uma miniatura de Buda
A superstição de que o Buda atrairia riqueza e abundância nasceu no Paquistão, quando ele ainda era um príncipe que desfrutava de uma vida luxuosa, até renunciá-la. Então, foi para a Índia receber oferenda dos deuses, que ficaram conhecidas como os símbolos da boa fortuna.

No caso do umbandista, quando for fazer sua oferenda o mesmo deve entrar no Cemitério vestindo roupas e sapatos brancos, usando pano de cabeça e sua guia no pescoço.

As pessoas chegavam a jogar moedas para dentro da banca, porque ali sempre foi o local do Bará — acrescenta o historiador. É que, além de abrir caminhos, o Bará ainda representa o trabalho e a fartura. É daí que vem a tradição de jogar dinheiro no centro do Mercado Público. — Relaciona à prosperidade.

No passado, era comum colocar uma cruz na estrada sempre que alguém morria no local, marcando assim aonde as pessoas deveriam fazer suas preces ao falecido. Até hoje encontra-se em cidades do interior do Brasil, sobretudo no Nordeste, esta tradição de eternizar a perda e marcar o local da morte.

Quando um ente querido falece, os rituais como o velório e o sepultamento nos ajudam em nosso processo de luto. Além de oferecer um local digno para o corpo, esses rituais permitem que a família e os amigos deem o seu último adeus.

Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. 28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.

Um caixão, também conhecido por ataúde, esquife, féretro ou urna funerária, é uma caixa ou recipiente resistente e impermeável, provido em seu interior de material absorvente, usada para acondicionamento, transporte e sepultamento de restos mortais humanos.

Ao chegar em sua residência, retire toda a sua roupa, ponha a lavar, se não fizer a lavagem em seguida, deixe de molho. Depois que for a um cemitério, velório, hospital ou locais de trabalhos espíritas, você deve fazer um ritual para limpeza. Você sabia disso? Se não, aprenda como se limpar!

Dica de comportamento em enterro no cemitério

  1. Não se atrase. Chegue no horário marcado pelos familiares na nota de falecimento. ...
  2. Tenha atenção com o que será dito. ...
  3. Vista roupa discretas. ...
  4. Respeite a religião do falecido.
  5. Tente não ficar próximo do caixão. ...
  6. Desligue os aparelhos tecnológicos.

Sete dias também é o tempo de luto dos familiares. Isso significa que a família fica esse tempo de luto a fim de eliminar as interferências da morte na vida dos que ficam e, com isso, diluir um pouco da dor. Mas é claro, o luto pode continuar (e geralmente segue fazendo parte da rotina) ao longo da vida de quem fica.

Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios.

Para cerimônias mais tradicionais é recomendado, por precaução, vestir sempre preto. Evite cores claras. Nunca use cores claras para um funeral. As cores primárias (azul, vermelho e amarelo) podem ser ofensivas ou ...

Mulher de resguardo, grávida ou menstruada não pode ir em cemitério. Não é bom levar criança também não.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

O dinheiro é comumente reconhecido como um meio de troca aceito no pagamento de bens, serviços e dívidas. Além disso, a moeda serve para mensurar o valor relativo que algum tipo de riqueza ou serviço possui.

Resumo. O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda.