Porque se isolar faz mal?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente.

Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.

Ficar sozinho por muito tempo aumenta a liberação do cortisol pelo cérebro, o chamado “hormônio do estresse”. E os efeitos são semelhantes ao de estar estressado: maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, diminuição da imunidade e surgimento de sintomas de depressão e ansiedade.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

Mas existem outros exemplos de isolamento nas escrituras. O mais conhecido deles é o isolamento de Jesus por quarenta dias no deserto (Mateus 4.1-11). Aqui, o isolamento expressa coragem e resistência. É uma ação associada a uma obediência que supera o que é prejudicial e destrutivo.

A análise, publicada na revista Neurology e divulgada nessa quarta (12/7), aponta uma associação entre o isolamento de pessoas idosas e uma probabilidade maior de perda de volume total do cérebro. Com o encolhimento do órgão, algumas áreas podem ser afetadas e levar à demência.

Para os psicólogos, o principal efeito do isolamento social são os danos causados a saúde mental. Transtornos como ansiedade, fobias, depressão e a sensação de solidão, podem se agravar nesse período, e tornar tudo mais complicado.

O ato de isolar-se também acarreta em uma série de consequências negativas para a saúde mental, como depressão, e física, como problemas cardiovasculares.

O processo de socialização é muito importante para um bom desenvolvimento mental. Afinal, somos seres sociais. Essa vontade grande de se isolar das pessoas pode ser algo passageiro indicando uma tristeza ou até o início de uma possível depressão .

Segundo o psiquiatra Diego Freitas Tavares, a situação é diferente: “O isolamento é um dos sintomas do distúrbio e não agrava o quadro. É uma maneira que o depressivo encontra de se sentir seguro e melhor”.

Quando estamos sozinhos é mais fácil observar o que nos cerca, nossas emoções e pensamentos. Pessoas que gostam de estar só têm um nível maior de autoconhecimento porque são mais reflexivas e observadoras.

Ficar sozinho permite que você priorize aquilo que você ama, o que é um ponto chave para desenvolvimento pessoal. Você só consegue ser uma pessoa melhor a partir do momento em que você se conhece e sabe o que gosta, o que não gosta, o que consegue adaptar e o que não é aceitável para você.

A seguir, veja as principais consequências da solidão:

  • Crise de ansiedade e depressão. Crises de ansiedade e depressão costumam ser bem frequentes em situações de solidão. ...
  • Alteração nos níveis de açúcar. ...
  • Pressão alta. ...
  • Insônia. ...
  • Dependência química.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Hikikomori é um transtorno mental marcado por isolamento social grave, físico e interpessoal, que dura ao menos seis meses. Em 1998, o psicólogo Tamaki Saito comparou o comportamento ao de uma "adolescência prolongada" e cunhou o termo hikikomori no livro Isolamento social: uma adolescência sem fim.

O que caracteriza uma pessoa isolada?

  1. Afastar-se dos amigos.
  2. Mostrar-se arredia com outras pessoas.
  3. Parar de fazer coisas que gostava.
  4. Evitar situações em que precisará socializar.
  5. Ter passado por alguma experiência delicada.
Continuar lendo Faz mal se isolar?