Porque se diz que mineiro come quieto?

Perguntado por: erosa4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Dizem que mineiro come quieto. Para justificar a fama, há aqueles que defendem que quem come quieto come em dobro. A expressão, que trata originalmente do comportamento do mineiro, se fosse empregada ao pé da letra poderia servir para dizer que o mineiro como quieto para comer queijo em dobro.

quem come quieto, come sempre!

Cê tá boa? – Você está bem?

Significado de Quieto
Sem cautela; sossegado: lugar quieto. Que não possui barulhos: prédio quieto. Ausência de confusão; manso, calmo: rio quieto. substantivo masculino [Regionalismo: Minas Gerais] Modo de vida que denota sossego e tranquilidade.

Alimentação, você é o que você come! Esta expressão vem da antiguidade e, segundo o autor Alan Levinovitz, ela deriva de uma superstição que dizia que podemos absorver as qualidades físicas – e até morais – de um alimento, como, por exemplo, comer pata de urso para aumentar a força.

Para referir alguma coisa que está imóvel, sossegada ou que não faz ruídos, a forma mais correta de escrita da palavra é quieto:

  1. menino quieto;
  2. cachorro quieto;
  3. mar quieto;
  4. lugar quieto;
  5. prédio quieto.

Onde se ganha o pão, não se come a carne”.

Ditados populares são frases ou expressões consideradas sábias, porque são passadas de geração para geração e transmitem experiências e conhecimentos que podem ajudar pessoas mais novas a entenderem determinados comportamentos e acontecimentos.

«Quem fala o que quer ouve o que não quer» não aparece nas obras consultadas, mas facilmente se deduz que significa «que quem fala, sem medir as suas palavras, arrisca-se a responderem-lhe na mesma moeda, e ouvir coisas de que não gosta».

a altivez, a energia e a tenacidade. O mineiro é montanhês, desconfiado e contemplativo, cauteloso e frio, lento e impassível.

Minas Gerais é assim: na roça ou na cidade, homem ou mulher, adulto ou criança, todo mundo fala “uai”. Essa palavrinha com três vogais é usada pelos mineiros nas mais diversas situações: para expressar dúvida, espanto, surpresa e praticamente qualquer outro sentimento.

Que trem é esse? A origem etimológica da palavra “trem” No texto “Por que o mineiro fala trem?”, da linguista e pesquisadora da UFMG, Jânia Ramos, ela menciona que, segundo o dicionário de língua portuguesa de Bleau, de 1712, “trem” deriva do latim “trahere”, que significa “tirar ou puxar alguma coisa, arrastar”.

Significa: Posso por o pó [de café]? Se responderem “pópô”, é afirmativo.

Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que a gente tem um dialeto próprio, o mineirês. Para começar, não confunda o mineirês com o sotaque caipira, que é aquela forma de falar mais cantado, puxando o “r”.

Uma pesquisa revelou os sotaques considerados os favoritos dos brasileiros. Separados em categorias, o estudo realizado pela Preply, plataforma online que ensina idioma, revelou que o sotaque mineiro é considerado o mais sexy, ganhando do baiano, que ficou em segundo, além do fluminense e gaúcho.

A cozinha mineira é repleta de iguarias que agradam aos mais diversos paladares

  • Frango com quiabo. ...
  • Tutu. ...
  • Feijão tropeiro. ...
  • Leitão a pururuca. ...
  • Vaca atolada. ...
  • Doce de leite. ...
  • Goiabada cascão. ...
  • Pão de queijo.

Os resultados apontaram que, na resposta espontânea, o gênero musical que os mineiros mais apreciam é o sertanejo (23,5%), seguido pelo rock (18,5%) e a MPB (16,5%).

Mineiridade é isso: mistura das influências africana, italiana, portuguesa, das tradições indígenas, é a moda de viola, a reza, o congado, a folia de reis e a benzedeira. Com toda essa trajetória, os mineiros foram construindo seus hábitos e seu jeito acolhedor.