Porque se diz que Brasília não tem esquina?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

E as esquinas? Sim, elas realmente não existem, mas a explicação é simples: Brasília é formada por quadras, não ruas. Isso não impede que a cidade tenha vários “cantinhos”, como as tradicionais esquinas. Saber que a capital segue uma lógica numérica e geográfica é o ponto de partida para entendê-la.

Entenda por que Brasília tem formato de avião
Esse modelo seria o mais viável para a cidade por poder transportar água para as residências, partindo do ponto mais alto, e captar o esgoto no ponto mais baixo. Por isso, um dos eixos dessa cruz — o Norte-Sul — seria arqueado e lembraria um pássaro ou avião.

O Morro do Centenário é uma formação montanhosa localizada entre o rio São Bartolomeu e o córrego Sobradinho, a 09 km de Planaltina, no Distrito Federal. É o local onde está assentada a pedra fundamental de Brasília.

O Distrito Federal (DF) está localizado na região Centro-Oeste e é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Sua sede é a cidade de Brasília, capital do país desde 1960.

A designação surgiu, nas pranchetas dos construtores, por ser a terceira via, em afastamento, a oeste do Eixo Rodoviário.

Sim, elas realmente não existem, mas a explicação é simples: Brasília é formada por quadras, não ruas. Isso não impede que a cidade tenha vários “cantinhos”, como as tradicionais esquinas. Saber que a capital segue uma lógica numérica e geográfica é o ponto de partida para entendê-la.

De acordo com Newton, é possível identificar o sotaque brasiliense pela entonação ao pronunciar, por exemplo, o "s". "Em Brasília, essa pronúncia é o que a gente chama de sibilante e não o chiado.

É o busão, o bus ou, para os menos íntimos, o ônibus.

Porém, com o passar do tempo, tornou-se usual chamar a cidade com essa designação projetiva. Então, Brasília, a cidade-capital construída no território do Distrito Federal, passou a ser conhecida como Plano Piloto, nomenclatura que, hoje, é bastante difundida e aceita para a ci- dade modernista de Lucio Costa.

O Plano Piloto da cidade de Brasília, no Distrito Federal, foi projetado por Lucio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da cidade é popularmente comparado ao de um avião.

O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

Sol Nascente

Localizada a 30 km dos Três Poderes, o Sol Nascente superou a Rocinha, no Rio, em número de habitações; dados são do IBGE. A 45 minutos do Congresso Nacional, em Brasília, está a maior favela do Brasil, o Sol Nascente.

A 35 quilômetros do centro de Brasília, a região cresceu e, em 2019, virou uma região administrativa. Antes disso, a região fazia parte de Ceilândia, que tem cerca de 500 mil habitantes. O especialista em arquitetura e urbanismo Benny Schvarsberg explica que o Sol Nascente pode crescer ainda mais.

Outros pontos que ele destaca são a Ponte JK e o Pontão do Lago Sul. Próximo ao lago, é possível observar, além da lua, o reflexo dela na água. É importante também estar em lugares abertos, sem obstáculos que possam interferir na observação do astro.

Mas qual a diferença de ser Brasilense ou ser Candango? Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília. A única diferença entre ser brasiliense e ser candango será a linhagem, se a pessoa vem ou não de uma geração que deu asas à construção de Brasília.

O Distrito Federal tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Há um governador e uma Câmara Legislativa com 24 deputados distritais, mas não há prefeito. O território é dividido em 31 regiões administrativas.