Porque se diz puxar a capivara?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Ao pesquisar a ficha de uma pessoa, é necessário verificar vários registros, como se estivesse "puxando" um grande documento, como a capivara. Por isso, a expressão "puxar a capivara" se tornou popular como sinônimo de consultar a ficha criminal de alguém.

Tem por significado alguma coisa que não dá resultado, uma investigação que não condena ninguém, e escândalos que acabam sendo esquecidos.

A certidão de antecedentes criminais é um documento que informa se existem registros de crimes em nome de alguém, com informações relacionadas ao nome do requerente e mantidas na base de dados da Polícia Federal.

Fala-se “puxar a capivara” ou “levantar a capivara” em referência à busca dos antecedentes criminais de alguém ou ainda sobre a tentativa de descobrir fatos do passado de uma pessoa, de forma genérica.

O carrapato-estrela, parasita de animais semi-aquáticos como a capivara, pode infectar uma pessoa quando a mesma deita na grama durante um piquenique ou senta perto de uma lagoa para pescar, por exemplo.

capivarinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

– As capivaras apresentam relações benéficas com as aves. A interação, chamada mutualismo, é benéfica para ambas as espécies, pois as capivaras são protegidas dos carrapatos, enquanto que as aves se alimentam desses ectoparasitas.

20 anos

Esses animais podem ser predados por serpentes, jaguatiricas, onças e jacarés. Capivaras vivem entre 15 e 20 anos.

Acusação de ter feito a denúncia ao Ibama
Luisa disse que tentou intermediar um tipo de acordo entre Agenor e o Ibama.

A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente.

3 - Quem tem registro nos antecedentes criminais não pode prestar concurso. Mito – Mesmo quem teve passagem pela polícia pode assumir uma função pública. O candidato deverá provar que não foi condenado. Mas há restrições – quem tem passagem não pode assumir cargo de forças armadas ou justiça.

"Você tem passagem?" é uma delas. Essa pergunta geralmente é feita em uma abordagem policial, via de regra, por um policial militar, direcionada a quem se destina a abordagem, independentemente da situação que tenha levado a ela.

Assim, é proibido a caça, apanha, captura, coleta, abate, transporte, translocação e/ou manipulação de qualquer indivíduo da fauna silvestre em vida livre (inclusive as capivaras) com exceção daqueles atos previstos em na legislação e com a devida autorização junto ao órgão ambiental competente.

Os riscos. As capivaras são os maiores roedores do mundo e possuem dentes grandes que podem ser perigosos. Assustadas ou em modo de defesa, elas podem morder. Vida na natureza traz vetores de doenças.

A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.

No entanto, acredita-se que isso se deva ao seu caráter calmo, sendo uma espécie de grande porte que se destaca por não ser agressiva, perigosa ou barulhenta. Isso é usado pelos animais que o cercam, assim como sua capacidade de nadar e ajudá-los a atravessar diferentes corpos d'água.

O macho, neste mesmo local, devido à glândula nasal no focinho, é chamado de trombudo, caixa ou cachapu. Em alguns locais do interior da Bahia, a capivara é chamada de porco-capivara, no sudeste do Pará por cunum e de cubu em alguns locais do estado de Goiás.

Conheça o RonRon: macho de onça-pintada que é considerado o mais andarilho dos residentes da Mata Atlântica.

As capivaras podem ser predadas por diferentes animais, como onças, jaguatiricas, serpentes e jacarés.