Porque se colocar álcool na gasolina brasileira?

Perguntado por: agalvao2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

"O etanol melhora a característica da gasolina, dando uma melhor octanagem, resistindo a uma compressão maior. Na prática, isso significa que adicionar etanol em uma gasolina mais simples transforma o produto final em um combustível de qualidade. O que também reduz o preço", explica o especialista.

Preço não compensa
Como o etanol tem consumo, em média, 30% maior que o de um veículo similar a gasolina, para ser competitivo, o biocombustível precisa custar, no máximo, 70% do preço do combustível fóssil. Atualmente isso ocorre em poucos Estados.

Na década de 70, surgiu no Brasil o Proálcool, um projeto do governo que incentivava o uso do álcool como combustível no lugar dos derivados de petróleo, como a gasolina, em virtude da crise mundial de produção de petróleo e dos sucessivos aumentos do preço desse combustível.

Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo. Uma refinaria é uma operação industrial, planejada a partir de uma demanda de mercado que é conhecida. A produção de petróleo é mais incerta e arriscada, por isso a margem de lucro é maior.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.

O Brasil possui vantagem em relação ao etanol americano, por conta da produtividade da cana de açúcar em relação ao milho, que apesar de produzir menos litros por tonelada de matéria-prima consegue uma produtividade muito superior de matéria prima por hectare, possibilitando que em uma mesma área, a cana produza mais ...

Foi banido em 1949, com a aprovação da "Lei de Segurança de Distribuição de Gasolina no Varejo", após lobby por proprietários de postos de gasolina (a única exceção a isso dentro de Nova Jersey é no posto de gasolina ao lado da Joint Base McGuire-Dix-Lakehurst em Wrightstown).

Uma das principais razões da regra de exportar excedentes era o fato de os preços de oportuni- dade do etanol no mercado externo, em geral, terem sido inferiores aos preços de oportunidade do etanol no mercado interno. No Brasil, até a década de 1970, o etanol era apenas um simples subproduto da indústria canavieira.

A produção mundial de etanol está concentrada nos Estados Unidos (54,4%) que são também os maiores ex- portadores do produto. Apesar da pandemia da Covid-19 e das barreiras comerciais, o País exportou aproximada- mente 5 bilhões de litros de etanol em 2020.

Embora existam registros da extração e utilização de etanol realizados em 1805, foi apenas em 1860 que o combustível passou a chamar a atenção, após o americano Nicholas Otto utilizá-lo em experiências com motores de combustão interna.

Por que antes tanto se falava em carro a álcool e agora é somente etanol? do álcool (ethanol nos EUA), com vistas aos interesses de sua exportação, quando passou a se chamar oficialmente de etanol pelo órgão. Etanol e álcool é exatamente a mesma substância.

No mundo, a Venezuela é o país com a gasolina mais barata. No país chavista o litro do combustível sai por apenas US$ 0,02, ou R$ 0,12. Isso mesmo, 12 centavos de real. O país tem uma enorme reserva de petróleo, e passa por uma inflação que desvaloriza muito sua moeda frente ao dólar.

O preço da gasolina no Brasil
Ou seja, se o preço do barril ou o da gasolina refinada que importamo, porque o Brasil não têm grande capacidade de refino e precisa importar, estivesse muito alto, a Petrobras vendia mais barato do que comprava, ficando no vermelho.

A Venezuela é o país líder em termos de reservas de petróleo, com mais de 303 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície. A Arábia Saudita é o segundo país com 267 bilhões, e o Canadá o terceiro com 170 bilhões de barris de reservas de petróleo.

Isso é por conta da quantidade de adição de etanol, um combustível mais limpo, que tem poder antidetonante, que aumenta a octanagem nos veículos.

A Petrobras é uma estatal autossuficiente em produção de petróleo, mas segue os preços internacionais porque não tem condições de transformar todo o petróleo em gasolina e diesel. O Brasil não possui capacidade de refino, por isso precisa exportar petróleo bruto e importar petróleo refinado.

Segundo a FUP, motivo é a escassez de oferta no mercado internacional e o baixo nível dos estoques mundiais. A FUP (Federação Única dos Petroleiros) disse nesta 3ª feira (24. mai. 2022) que o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no começo do 2º semestre de 2022.

Gasolina Podium

Gasolina Podium – É a gasolina mais avançada, de maior octanagem comercializada mundialmente (IAD=97*). É menos poluente, apresentando teor de enxofre de 30 ppm. Sua coloração é levemente alaranjada devido ao corante adicionado ao etanol anidro.