Porque se chama xote?
A palavra tem origem da dicção popular alemã “schottische” que originou então a expressão “xote” ou “xótis”. O xote é uma dança de salão, semelhante à polca, mas com andamento mais lento.
Quem criou o xote nordestino?
Luiz Gonzaga
Imortalizado pelo compositor Luiz Gonzaga, o xote nordestino tem uma cadência binária ou quaternária, tocada em marcha rápida.
O que é o xote nordestino?
Xote é um gênero brasileiro, binário, oriundo da região nordeste, e que se consolidou no mercado fonográfico na década de 1940 por influência do fenômeno cultural Luiz Gonzaga – compositor e intérprete fundamental da música brasileira. O ritmo possui andamento médio para lento.
Quando e onde surgiu o xote?
O "Xote" (Schotinch) tem sua origem na mais famosa dança folclórica da Escócia na segunda metade do século XIX. Aos poucos foi conquistando a Europa. Na Alemanha ganhou um ritmo valsado pela influência da Valsa Vienense. Na Inglaterra a dança era saltitante.
Quais são os tipos de xote?
Hoje, ele pode ser encontrado em várias partes do Brasil, desde o xote gaúcho com os estilos xote-carreirinho e xote-duas-damas, até nos forrós nordestinos. Os instrumentos musicais que estão mais presentes nesse tipo de música são a sanfona, a zabumba, o triângulo, o ganzá e o agogô.
Onde o xote surgiu no Brasil?
O "xote" (Schotinch) tem sua origem na mais famosa dança folclórica da Escócia que conquistou a Europa. Trazido para o Brasil pelos colonizadores, espalhou-se do Rio Grande do Sul - onde coincidiu com a difusão da gaita - ao Nordeste - executada ao som das sanfonas.
Qual a importância do xote?
O xote tornou-se um dos símbolos do Nordeste do Brasil, e também da região Sul, chamando-o de xote gaúcho. O xote acabou se tornando um misto de ritmos, como a salsa, a rumba e o mambo, e é muito dançada em todo o Brasil.
Qual é o compasso do xote?
Ritmo nº 3:
Se tocarmos este ritmo em andamentos LENTOS, ele se caracterizará como um ritmo de forró ou xote.
Quais são os passos de xote?
O Xote é uma dança mais calma, em que reina a sedução, enquanto o Baião, mais agitado, é mais animado. Os passos fundamentais dessas danças foram os denominados: Passo Básico Lateral, Passo Básico Frente e Trás, Abertura e Troca de Lugar com Giro.
Quem trouxe a dança para o Brasil?
A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.
Qual é a origem do xaxado?
Um dos ritmos do forró, o xaxado surgiu em Pernambuco na segunda década do século 20, executada originalmente apenas por figurantes masculinos. É possível que remonte aos gritos de guerra dos cangaceiros e que tenha sido difundido no Nordeste brasileiro pelo bando de Virgulino Ferreira, o Lampião.
Qual a diferença de forró e xote?
Ritmo nordestino do gênero "forró". Este ritmo é o mais romântico e sua dança é a de mais fácil aprendizado. O xote tem suas origens em um ritmo escorcês (Schottish) trazido pelos colonizadores e alterado no decorrer da história até tomar a forma conhecida atualmente.
Quem criou o baião?
Luiz Gonzaga
O Gênero musical “Baião” criado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no final dos anos 40 surge como elemento inovador da música popular, dentro do contexto de afirmação da cultura brasileira como sendo uma música dançante do povo nordestino, o gênero se expandiu a partir do Rio de Janeiro conforme aponta NAPOLITANO (p ...
Quais são os instrumentos utilizados no xote?
Os instrumentos musicais que estão mais presentes nesse tipo de música são a sanfona, a zabumba, o triângulo, o ganzá e o agogô.
Quais são os três tipos de forró?
Como dito anteriormente, há três principais estilos de forró: o eletrônico, o universitário e o tradicional.
Quais são os elementos que compõem a dança?
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
Em que ano foi criado o xaxado?
anos 1920
O xaxado foi difundido como uma dança de guerra e entretenimento pelos cangaceiros, notoriamente do bando de Lampião, no início dos anos 1920, em Vila Bela, atual Serra Talhada. Na época, tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos.
Como surgiu o xote carreirinha?
Xote-carreirinho: estilo comum no Paraná e Rio Grande do Sul, com coreografia próxima à da polca dançada pelos colonos alemães no Brasil, e tradicionalmente tocado com gaitas.