Porque se chama quermesse?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Quermesse é uma palavra com origem no termo em flamengo kerkmisse, que significa uma festa beneficente, com um bazar, onde é feito um leilão das prendas oferecidas. Este tipo de evento costuma ser organizado ao ar livre, e a sua origem está relacionada com a Igreja Católica.

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho. As comemorações passaram então a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a João Batista, descrito na bíblia como aquele que batizava as pessoas para a vinda de Jesus.

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.

Poucos eventos do ano possuem um cardápio tão característico e brasileiro quanto a Festa Junina. Pé de moleque, arroz doce, cuscuz e, até mesmo, quentão para você viver essa festa da melhor forma: de barriga cheia!

As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram.

Campina Grande

Campina Grande, Paraíba
Campina Grande é famosa por sediar o “Maior São João do Mundo”. Durante todo o mês de junho, a cidade se transforma em um grande arraial, com uma programação intensa de shows, quadrilhas juninas, barracas de comidas típicas e muita animação.

A festa junina é uma celebração católica a três santos: São João, o mais popular e venerado durante esta época, Santo Antônio e São Pedro. São João, conhecido como o "Santo Festeiro", é celebrado no dia do seu nascimento, em 24 de junho.

Sua origem está ligada à religião católica, como festa do santo padroeiro da paróquia ou aniversário da igreja. Novena é um termo utilizado para um grupo de orações que acontecem ao decorrer de 9 dias.

Era período de congraçamento, de partilha e estabelecimento de alianças entre as comunidades. Eram rituais de fartura e abundância em todos os sentidos, no âmbito alimentar e na relação entre as famílias: casamentos, batizados e compadrio."

São João Batista

O Dia de São João é uma das comemorações da Festa Junina. São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão.

Como São João é conhecido como "anunciador", o nascimento do santo também é motivo de festejos litúrgicos pela igreja. "É justamente porque ele é o personagem que anuncia imediatamente Cristo na sagrada escritura. Ele é o precursor de Jesus, no nascimento, na missão e também na morte", diz Sobrinho.

Apesar de ser realizada em todo o Brasil, sua tradição é ainda mais forte no Nordeste, com eventos que perduram por todo o mês e movimentam a economia da região, com destaque para Campina Grande, cidade sede do maior evento de São João do mundo, com um público estimado de 2,5 milhões de pessoas.

O que é Festa pagã:
Por extensão, festa imoral, mundana, a qual contraria os preceitos cristãos, promove bebidas alcoólicas, fumos, sexos, nudezes, palavrões, idolatrias, satisfaz os desejos carnais e outras coisas. O plural de FESTA PAGÃ é FESTAS PAGÃS.

Quermesse do Santuário – Pauliceia
Até dia 2 de julho, sempre aos sábados e domingos, das 18h às 22h30.