Porque se chama Nossa Senhora do Ó?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Festa católica de origem claramente espanhola, a festa de hoje é conhecida na liturgia com o nome de "Expectação do parto de Nossa Senhora", e entre o povo com o título de "Nossa Senhora do Ó". Os dois nomes têm o mesmo significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido.

A imagem de Nossa Senhora do Ó representa a Virgem Maria nos últimos dias da gravidez do Menino Jesus. É comumente conhecida como Nossa Senhora Grávida ou Nossa Senhora da Expectação, ou seja, representa a expectativa de Jesus vir ao mundo como o Salvador.

Cristão ou não cristão, católico ou não, provavelmente, todos conhecem ou, pelo menos, já ouviram falar sobre Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Também conhecida como Nossa Senhora ou Virgem Maria, a mulher escolhida por Deus para ser mãe de Seu filho é uma das personalidades mais marcantes da história.

Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. Em muitos países houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos.

Paróquia Nossa Senhora do Ó: 225 anos de testemunho cristão e de devoção mariana - Jornal O São Paulo.

Informações de Nossa Senhora do Ó
Ao norte com o Cabo de Santo Agostinho, ao sul com Sirinhaém, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Escada. PE-60 e BR-101 (via Cabo de Santo Agostinho).

Nossa Senhora Grávida é conhecida também como Nossa Senhora da Expectação, pois representa a expectativa para a chegada de Jesus ao mundo ou Nossa Senhora do Ó, tendo em vista os louvores que antecedem o Natal, como, por exemplo, “Ó Emanuel, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”.

Estou falando de um Distrito com 34.570 habitantes, e que sequer tem um banco para atender à demanda financeira da população oense. Não bastasse tanto descaso, agora é a violência que assola os moradores, com bandidos assaltando à mão armada em frente ao Núcleo Policial.

Santo Idelfonso foi quem estabeleceu a festa litúrgica de Nossa Senhora do Ó no dia 18 de dezembro, sete dias antes do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O título mariano de Nossa Senhora do Ó pode ser um importante instrumento para quem deseja engravidar e/ou já se encontra grávida. Tal devoção surgiu precisamente das antífonas das vésperas da Liturgia das Horas, de 17 a 23 de dezembro.

Santa Sara Kali protege as mulheres quem estão com dificuldades para engravidar. Muitas ciganas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que se engravidassem.

Maria se tornou "Nossa Senhora", assim chamada, somente no fim do período medieval. Mas, historicamente, a Igreja já a reconhecia como "Mãe de Deus" muito antes — mais precisamente a partir do século 5, depois do Concílio de Éfeso, em 431.

É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade.

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Ocorre que existem muitíssimas devoções diferentes tributadas a Maria: Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Purificação etc.