Porque se chama geração Y?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

Geração Y, também conhecida por Millennials, é a geração das pessoas que nasceram entre os anos 80 e início dos 90. São ainda chamadas de Geração do Milênio ou Geração da Internet, devido ao fato de serem os primeiros a nascerem num mundo totalmente globalizado.

Geração Z é a definição sociológica para pessoas nascidas entre 1995 a 2010. Nesse contexto, significa que os nascidos entre 1995 a 1997 desse grupo estão saindo da faculdade, e suas experiências de vida têm grande influência no tipo de trabalho que procuram e que consideram importante.

O principal ponto que diferencia a geração Y da Z é o ano de nascimento da pessoa. A geração Y nasceu entre a década de 80 e 90, enquanto a Z nasceu após a metade da década de 90 até os dias de hoje.

Geração W
São pessoas que nasceram entre 1991 à 2000. Essa geração é uma subdivisão da Geração Y que quando foi criada, possuíam ainda jovens sem idade para o trabalho.

A Geração Y sucedeu a Geração X. São os jovens que nasceram entre os anos 80 e 2000 e que estão muito ligados à liberdade e inovação. Também conhecidos como Millennials, essas pessoas chegaram ao mundo em um momento de pleno desenvolvimento tecnológico e econômico, além de viverem a ascensão da internet.

Trata-se de uma nova geração de profissionais exigentes, criativos e multitalentosos. São jovens que cresceram com o mundo estável, ou seja, sem vivência de guerras internacionais de grande escala nem desafios sociais como os passados pelas gerações anteriores.

Quais as principais características de cada geração

  • Geração X. Sucedeu os Baby Boomers. ...
  • Geração Y ou Millennials. Essa faixa presenciou a chegada do novo milênio ainda criança ou bem jovem. ...
  • Geração Z. ...
  • Geração Alfa. ...
  • Geração Y ou Millennials. ...
  • Geração Z.

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

As gerações mimimi e nutella são consideradas, pela geração reprimida, superficiais, exigentes, indecisas, orgulhosas de suas intelectualidades (questionam os grandes filósofos da humanidade), sem identidade pessoal (efeito manada), sentimental demais (não aceitam pena de morte), assassinas de fetos (aborto), ...

Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos) Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995 (atualmente com 25 a 40 anos) Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10 a 25 anos)

Finalmente, veio a geração Z, integrada por pessoas nascidas entre 1997 e 2010 e que usam a internet desde muito jovens e, portanto, se sentem muito confortáveis com a tecnologia e o mundo digital. Mas nenhuma geração até agora se compara à geração alfa - formada pelos filhos dos millennials - neste aspecto.

Hoje, pela primeira vez na história, temos cinco gerações convivendo entre si no ambiente de trabalho: Geração Tradicional (também chamada de Silenciosa, abrange as pessoas acima de 65 anos), Baby Boomers (50 a 64 anos), Geração X (35 a 49 anos), Geração Y (21 a 34 anos, também conhecidos como Millennials) e Geração Z ...

Geração Z

Geração Z (também conhecida por Gen Z, iGeneration, Plurais ou Centennial) é geração de pessoas que nasceu entre o começo dos anos 90 e o fim da primeira década do século XXI (2010).

Quem são os Millennials? Millennials é um termo usado para designar a geração posterior à X. As pessoas que nasceram entre 1981 a 1995 são consideradas Millennials.

Definições amplamente citadas no site do Pew Research Center descrevem os millennials como aqueles nascidos entre 1981 e 1996.

A linguagem conta com duas versões, Python 2 e Python 3, que, na maior parte dos casos, são instaladas lado a lado no Linux.

A Geração Z corresponde aos nascidos a partir de 1995 até aproximadamente 2010, que são a transição do século XX para o século XXI.

Dentre os desafios apresentados a geração Y no mercado de trabalho destaca-se a dificuldade com a hierarquia, pois é comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional.

Apreço pelas novas experiências
Outro ponto muito característico da geração Y é a sua mente aberta às novas experiências. Eles não têm medo de se arriscar e de viver novas aventuras, o que é uma forma muito interessante de se relacionar com o mundo e, claro, muito oposta ao que é observado em outras gerações.

Você sabe o que são as gerações XYZ? Elas são compostas por nascidos em diferentes épocas, entre 1960 e 2010, impactadas por formas distintas de comportamento social. Com o avanço da tecnologia, hoje, o intervalo entre as novas gerações está ficando mais curto e, muitas vezes, elas podem até se misturar.

Características da Geração Y (Millennials)
Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos; Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios; Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);