Porque se arrumar para trabalhar?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 8 votos

Para parecer mais credível: As pessoas reagem favoravelmente a você quando você parece profissional. Eles freqüentemente se envolvem mais com você e acreditam no que você está dizendo. Ao se vestir profissionalmente, você aumenta sua credibilidade nas interações com colegas de trabalho, gerentes, clientes e o público.

Confira as dicas para se vestir no trabalho

  1. Evite roupas muito justas ou com transparência;
  2. Evite Itens de aparência esportiva ou casual em ambientes formais;
  3. Cuidado com cores conflitantes e chamativas;
  4. Evita roupas muito largas ou desajustadas;
  5. Cuidado com pequenas manchas, rasgos e roupas mal conservadas.

“O traje é importante porque representa a cultura organizacional, a maneira como a gente se porta, como trafega, caminha, como se move na organização. Não é o traje que faz a organização, mas ele é capaz de refletir o que uma empresa é.

Os resultados mostram que, quando os funcionários sentem que estão bem e que suas roupas são únicas de alguma forma, isso resulta em maior autoestima, o que os torna mais produtivos e mais propensos a atingir seus objetivos.

Segundo um estudo publicado no jornal americano The Washington Post, “vestir-se bem pode influenciar positivamente no seu rendimento profissional”. Os homens, que se vestiram de terno, tiveram um lucro de US$ 2,1 milhões nas negociações. Aqueles que estavam vestidos de moletom, por outro lado, ganharam US$ 680 mil.

Com isso, nossa produtividade e rendimento caem, e em nossa nova realidade de home office, é super importante mudar esse mindset. O ato de se arrumar, mesmo basicamente, pode influenciar na sua saúde emocional, no seu humor e no sentimento que você tem ao se olhar no espelho.

Se apresentar sempre bem cuidada(o) para alguém mostra o quanto nos importamos com a gente, é como dizer "eu me amo e me cuido" sem precisar falar. O outro consegue fazer esta leitura do seu comportamento e postura e passa a respeitar seus valores, como por exemplo o cuidado que você tem com você mesma(o).

Como ter autoestima e ânimo para se cuidar e se arrumar em casa?

  1. Abrir as janelas e as cortinas do quarto. ...
  2. Arrume sua cama e troque o pijama. ...
  3. Comece por algo pequeno. ...
  4. Na hora da make, comece sempre pelo seu ponto “fraco” ...
  5. Não precisa se vestir igual à Kim Kardashian para se sentir linda e poderosa.

Como Manter o Foco no Trabalho no Escritório

  • Definir Metas Diárias. ...
  • Fique Confortável. ...
  • Organize suas Tarefas. ...
  • Desligue suas Notificações. ...
  • Abra Somente sua Planilha de Trabalho. ...
  • Combine Atitudes com Colegas de Trabalho. ...
  • Agende Alguns Intervalos. ...
  • Mantenha um Estilo de Vida Saudável.

A felicidade no trabalho tem relação direta com a sua qualidade de vida e o equilíbrio entre rotina pessoal e profissional. Quando você executa suas atividades com eficiência, bate metas ou celebra conquistas, tem a sensação de produtividade e a confiança de que pode aceitar mais desafios e responsabilidades.

Separei 7 truques de estilo para você ficar moderna e elegante no trabalho:

  1. Atenção aos detalhes. ...
  2. Aposte nas estampas clássicas para acrescentar estilo. ...
  3. Aposte no sempre! ...
  4. Calça jeans com lavagem escura. ...
  5. Escolha um ponto de cor. ...
  6. Aposte nos acessórios. ...
  7. Modelagem e texturas.

O vestuário é vital para as nossas necessidades mais básicas de calor e proteção, mas estamos começando a perceber que o papel da moda na nossa saúde e no nosso bem-estar vai bem além disso.

Ela é composta pelos três elementos que listamos a seguir.

  • Aparência. Dizem que a primeira impressão é a que fica –– e isso está diretamente relacionado com a aparência, muito além das roupas que você usa. ...
  • Comunicação. ...
  • Comportamento. ...
  • Cores. ...
  • Acessórios. ...
  • Combinações. ...
  • Texturas. ...
  • Comentários.

Existem vários códigos de vestimenta e os mais pedidos em eventos no Brasil são:

  • Esporte casual;
  • Esporte chique ou esporte fino;
  • Traje social ou passeio completo;
  • Black Tie ou à Rigor.

As vestimentas são uma forma das pessoas se comunicarem e através dessa comunicação nascem os grupos sociais. Todos nós possuímos uma autoimagem e ela é formada por itens que refletem nossos valores pessoais e sociais. Por exemplo, se você é fã de uma banda, com certeza comprará uma camiseta com o nome dela.

O que os colaboradores, definitivamente, não podem usar no trabalho, independente do estilo adotado pela empresa ou órgão, são camisetas, regatas, blusas de alcinha, bermudas, sandálias de dedo, vestidos ou saias curtas e decotes em excesso.

Opte por peças com tecidos mais leves (caso você esteja em um local com altas temperaturas). Usar peças de cor clara também é uma boa alternativa para driblar o calor. Para o ambiente profissional é interessante adotar um visual mais sóbrio, a sua roupa não deve chamar mais atenção do que o seu desempenho profissional.

1 chique, alinhado, apessoado, aposto, aprumado, arrumado, ataviado, atraente, belo, bem-apanhado, bem-apessoado, bem-apresentado, bem-arrumado, bem-parecido, bem-posto, bonito, casquilho, catita, elegante, fino, formoso, garboso, gracioso, janota, lindo, refinado, requintado, sofisticado, vistoso, linheiro.

Pessoas bem-sucedidas se vestem com foco. Tenha sempre muito claro em sua mente a imagem que suas roupas estão projetando e tenha o controle disso. Mesmo dias mais casuais têm seus objetivos. As pequenas coisas fazem sim a diferença.

O personal stylist é o profissional que ajuda o cliente a descobrir e entender qual é seu estilo e de que forma sua imagem pessoal pode ser reformulada de acordo com suas próprias necessidades.

Não sinto mais vontade de me arrumar: a mente no limite e o excesso de preocupações. “Se não quero mais me arrumar é porque isso é secundário. Existem outras prioridades, existem coisas que exigem toda a minha energia, minha atenção, meus esforços e preocupações…”.