Porque Saul tinha raiva de Davi?

Perguntado por: itorres . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A primeira delas é o sentimento terrível de inveja que toma conta do coração de Saul, que começa a invejar Davi porque o povo estava muito satisfeito com ele e começou a referenciá-lo mais do que a Saul. Em vez de rever sua própria vida, Saul deixou a inveja tomar conta de seu coração.

Saul era orgulhoso, arrogante. Ele queria a glória para ele mesmo, queria ver seu nome exaltado, então para ele, isso valia mais que fazer a vontade de Deus. Ele acabava usando o nome de Deus para que o seu recebesse a glória.

4) Davi tinha uma forte paixão e amor por Deus.
Ele foi designado para cuidar das ovelhas e fez esse trabalho com todo o seu coração. Pastorear ovelhas foi a maneira que Deus encontrou para preparar Davi para a grande batalha. Deus estava ao lado de Davi todos os dias enquanto ele guardava suas ovelhas.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado.

A diferença entre Saul e Davi era suas reações quando confrontados com seus pecados. Devido a exigência do povo, o Senhor selecionou um rei para Israel (1 Samuel 8).

Um dia, enquanto Davi tocava harpa para acalmar o temperamento do rei, Saul arremessou sua lança contra Davi na tentativa de matá-lo.

Davi, pastor de origem, subjugou varios povos: filisteus, moabitas, amonitas, arameus. Mas seu coração foi inteiramente subjugado por Betsabá. E não apenas seu coração: também seu pênis.

11 E Saul atirou a lança, dizendo: Encravarei Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.

Saul se apegou ao reinado que não era mais dele e se afastou do Senhor. Contrário ao que muitos dizem por aí, obstinação não é uma qualidade. Quando o profeta Samuel passou o recado de Deus para Saul, que Ele o havia rejeitado como rei, foi justamente por esse terrível defeito chamado obstinação.

Conseguimos compreender os motivos disso ao analisarmos os erros de Saul:

  • Buscar glória para si.
  • Impaciência.
  • Culpar os outros por seus erros.
  • Desobediência a Deus.

Davi pecou ao envolver-se com Bate-Seba, a esposa de Urias. “À vista de Deus, os pecados sexuais são extremamente graves. Eles profanam o poder sagrado que Deus nos deu para criar a vida.

Em termos simples, Saul não tinha autorização divina para oferecer sacrifícios a Deus. Mas, ansioso para buscar a ajuda de Deus antes de entrar no campo de batalha, ele se precipitou e ofereceu um sacrifício sem autorização. Esse grave erro de presunção foi o começo do fim para o primeiro rei de Israel.

No leito de morte, Davi entrega coroa a Salomão e morre em paz - RecordTV - R7 Rei Davi.

Davi tinha o coração de Deus. É o que muitos não entendem e pensam que é ser perfeito ou bonzinho demais… não. O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Saul foi o primeiro escolhido por Deus para ser rei sobre Israel. Saul era filho de Quis, um homem de posses da tribo de Benjamim. O nome Saul (ou Saulo) em hebraico significa "pedido a Deus". O que muito bem se aplica ao pedido feito pelo povo de Israel por um rei, à semelhança dos outros povos.

4 Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos. 5 Em Hebrom reinou sete anos e seis meses sobre Judá, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.

A gravidade dos pecados de Davi foi aumentada porque ele era muito amado pelo Senhor e tinha sido muito abençoado. Ele era “um homem segundo o coração [do Senhor]” (ver I Samuel 13:14), e receberia qualquer pedido justo que fizesse ao Senhor (ver II Samuel 12:8).

Saul teve uma concubina Resfa.
Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aiá.

Abigail

Segundo a Bíblia, não há menção sobre a morte de Abigail, esposa de Davi. Samuel vinte e cinco, vinte e sete, mas não há informações sobre como ela morreu. A narrativa foca principalmente em sua interversão.

setenta anos de idade

Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.