Porque Saul não gostava de Davi?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Saul queria matar Davi porque ele ardeu de inveja pela maior popularidade de Davi em Israel. Saul tentou matar Davi por ciúmes da bênção de Deus sobre sua vida.

Foram longos anos em que Davi teve de, literalmente, fugir e se esconder da ira de Saul. A perseguição, ao total, durou 9 anos.

Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

7 E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho. 8 Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor!

Por esse ato de traição, ele foi executado.O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

E é a própria Bíblia que diz isso. “Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu a Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão”, afirma o livro de Samuel, que, capítulos antes, registrara a luta do pastorzinho contra o grandalhão.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

Kayla é filha do israelita Banaá (Marcos Breda) com uma filisteia. No entanto, as diferenças religiosas impediram os dois de ficarem juntos. A vilã, então, foi criada pela família materna e teve de presenciar a morte da progenitora ainda na infância.

Saul tinha o trono, o comando do exército. O povo o reconhecia e o obedecia como rei, mas diante de Deus, Saul não era mais rei. A autoridade para reinar estava sobre Davi, porém o exército e o povo não sabiam desse fato. Não sabiam onde estava a autoridade dada por Deus ao homem.

Em pouco tempo, Saul tornou-se ainda mais confuso, inseguro, perseguindo Davi (que a esta altura era seu genro, casado com sua filha Mical) e continuava a querer matá-lo.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso.

O rei Davi teve várias esposas. O texto bíblico registra os nomes de, pelo menos, oito esposas de Davi. São elas: Mical, Ainoã, Abigail, Maacá, Hagite, Abital, Eglá, Bate-Seba.

Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.

De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.

Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre”. Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia”.

Aitofel

Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor anônimo mencionado por David no Salmo 55:, que, como ele, era seu companheiro e seu amigo íntimo, fosse Aitofel.

Ele teve setecentas esposas, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres o levaram a afastar seu coração do caminho de Deus. Tinha ele setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.

Abner ficou muito poderoso em Israel depois da morte de Saul. Ele exercia uma influência muito grande entre as tribos israelitas. Então num dado momento, Isbosete acusou Abner de ter se relacionado com Rispa, que era uma concubina real.

27 Quando Abner retornou a Hebrom, Joabe o chamou à parte, na porta da cidade, sob o pretexto de falar-lhe em particular, e ali mesmo o feriu no estômago. E Abner morreu por ter derramado o sangue de Asael, irmão de Joabe.