Porque São Francisco de Assis é conhecido como protetor dos animais?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O Dia dos Animais é uma homenagem ao santo, inclusive, celebrada em 4 de outubro. Por toda a vida, Francisco cuidou dos animais como se fossem seus irmãos. Sendo assim, esse grande amor fez com que ele fosse conhecido exatamente por ser o cuidador dos animais de todas as espécies.

“Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito de ser protegida.” “Não te envergonhes, se, às vezes, os animais estejam mais próximos de ti do que as pessoas, eles também são teus irmãos.”

Francisco de Assis foi canonizado em 1228 e seu culto é associado à "proteção dos animais". Em 1979, o Papa João Paulo II proclamou-o santo patrono dos ecologistas. Senhor faça-me instrumento de vossa paz.

Oração de São Francisco de Assis Para Proteção de Animais:
Senhor, que neste momento tua bênção chegue até (nome do animal) e como um milagre ajude-o a cura-lo. Porque Senhor, tua sabedoria é divina e teu poder de cura é grandioso.

São Francisco de Assis abriu mão de tudo o que possuía e descobriu no despojamento seu caminho para a liberdade. Trata-se de saber viver com pouco e usar bem o que se tem (inclusive o dinheiro). É buscar o essencial, despojar-se de tantas coisas supérfluas e inúteis que acabam nos sufocando.

As imagens antigas de São Francisco são sempre dele com o evangelho, a cruz ou com uma caveira, lembrando que Francisco de Assis não via a morte como uma inimiga”, explica o frei. Já as imagens mais atuais, mostram o santo com animais.

São Francisco de Assis é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o Santo Padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos.

Francisco ouviu sua oração e a curou. São Francisco teve pena de um frade que sofria de epilepsia, foi até ele e depois de abençoá-lo, o curou. Uma mulher possuída vivia na Città di Castello, Francisco passando por aquele lugar, afugentou o demônio e libertou a mulher do mal.

“Bendito és tu, Senhor Deus! Na tua infinita sabedoria, preencheste o universo, abençoando-nos com todos os seres viventes. Especialmente, te agradeço por me confiares meu animal de estimação (nome do animal), que me traz tanta alegria e cuja presença muitas vezes me ajuda a seguir adiante em momentos difíceis.

São Francisco de Assis pregava a paz, o amor à criação e à caridade. Portanto, fazemos a Oração a São Francisco de Assis para que, assim como ele, possamos ser um instrumento de harmonia e propagação da fé.

Dia 4/10 é o dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais. Para celebrar a data, separamos duas orações relacionadas aos pets. Uma delas é direcionada ao padroeiro e se refere a um pedido de ajuda para encontrar um animal perdido.

Ele proclamou que os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores. Ele chegou a dizer que todos os animais são "fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito", e que eles estão "tão próximos de Deus como estão os homens", ressalta Vininha F.

Acabar com consumismo. Antes de fazer alguma compra, reze a São Francisco de Assis, pedindo que ele faça você gastar com o que for realmente necessário. Ao fim da compra, guarde algumas moedas do troco e dê a uma pessoa carente. Se não usar o dinheiro para comprar, separe alguns trocados e doe para os necessitados.

Atribui-se a Francisco de Assis, certamente por sua conduta em vida, pregando sempre a paz, o amor à criação e a caridade, uma oração surgida em Roma no início do século 20, conhecida como Oração de São Francisco. Se é ou não dele a autoria, ninguém sabe. Talvez sim, sendo transmitida oralmente através dos séculos.

“O cordão franciscano, composto por três nós, simboliza os votos de pobreza, obediência e castidade. A pobreza é uma atitude interior de desprendimento de tudo o que aprisiona e impede o ser humano de viver em profunda comunhão com Deus.

Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Segundo os primeiros biógrafos do santo, Francisco venerava o símbolo do Tau, traçando-o em vários momentos de sua vida e pronunciando-o em suas pregações e bênçãos. Importante para o reconhecimento do Tau na espiritualidade do próprio Francisco é a famosa Bênção a Frei Leão, tirada do Livro dos Números.

“Francisco já tinha morrido para o mundo, mas Cristo estava vivo nele. As delícias do mundo eram uma cruz para ele, porque levava a cruz enraizada em seu coração. Por isso fulgiam exteriormente em sua carne os estigmas, cuja raiz tinha penetrado profundamente em seu coração”.

Os estigmas são as feridas de Jesus. São Francisco as recebeu no Monte Alverne. Os biógrafos dizem que ao aproximar-se da festa da Exaltação da Cruz, na noite entre 13 e 14 de setembro.

Apesar de todos os esforços para afastar as curiosidades indiscretas, o Santo não conseguiu esconder inteiramente os estigmas. O seu prestígio, já tão grande, aumentou ainda mais: a sua vida terminava numa espécie de apoteose. O Serafim que imprimira no seu corpo as chagas de Cristo, também as enterrara no seu coração.