Porque Santos chove tanto?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Isso é reflexo da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas), que é uma frente fria estacionada em determinada região, propagando umidade por toda sua extensão. Já choveu muito no porto de Santos (SP) e Paranaguá (PR), de 500 a 700 milímetros acumulados, complicando o escoamento da safra.

Chove mais no verão porque o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva. O sol forte faz a água dos mares, rios, lagos e florestas evaporar com muita facilidade.

Não chove. Não há probabilid. Sol com algumas nuvens.

Praia Grande

Em números absolutos, a cidade que mais cresceu foi Praia Grande, que está com 349.935 pessoas. Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá perderam habitantes. A região da Baixada Santista tem 1.805.451 de habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado mais de dez anos após a edição anterior da pesquisa.

Cidade quase totalmente plana e com excelente infraestrutura de saúde e transporte, Santos atrai também quem busca tranquilidade e qualidade de vida na terceira idade. Não é à toa que foi considerada a melhor cidade para pessoas acima de 60 anos, de acordo com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon / FGV.

"O dado de Bertioga é, portanto, a maior chuva já registrada e documentada no Brasil, mas não necessariamente a maior já ocorrida", complementa. Oficialmente, a maior altura de chuva no Brasil pertence a Florianópolis, com um acumulado em 24 horas de 404,8 milímetros em 15 de novembro de 1991.

Embora o registro oficial de Florianópolis, há um dado não oficial, e superado agora pelo volume de chuva de Bertioga, que caíram 622,5 milímetros na localidade de Itapanhaú, município de Biritiba Mirim, em São Paulo, no dia 20 de junho de 1947. Há escassas informações sobre este evento e a medição.

Maior precipitação em 1 ano: 26.470 mm, em Cherrapunji (Índia), entre agosto de 1860 e julho de 1861.

Choques de diferentes sistemas climáticos foram responsáveis pela ocorrência. O transporte de umidade e calor da região amazônica encontrou, sobre a serra do Mar, uma frente fria que avançava a partir do sul do continente. "Isso estava previsto, mas ocorreu de forma mais intensa e concentrada", diz Avila.

Região Norte

Região Norte
Esta é a Região com maior total pluviométrico anual, sendo mais notável no litoral do Amapá, na foz do rio Amazonas e no setor ocidental da Região, onde a precipitação excede 3000 mm (Nimer, 1979). A análise da Figura 1 indica que nesta Região são encontrados três centros de precipitação abundante.

A primeira orientação aos veranistas é de que tempo chuvoso e banho de mar não combinam. A chuva pode ser acompanhada por raios e nesse caso o turista está vulnerável em qualquer ponto da praia. Nesta situação é preciso deixar a orla - e não somente sair da água - e procurar um local coberto e seguro.

5 melhores praias de Santos

  • Ponta da Praia.
  • Praia de Aparecida.
  • Praia do Embaré
  • Praia do Gonzaga.
  • Praia do José Menino.

A estação seca dura 5,9 meses, de 8 de abril a 4 de outubro. O mês com menor número de dias com precipitação em Santos é agosto, com média de 6,5 dias com pelo menos 1 milímetro de precipitação.

As temperaturas máximas diárias ficam por volta de 26 °C, raramente caindo abaixo de 20 °C ou ultrapassando 31 °C. O dia cuja temperatura máxima tem média mais baixa é 22 de julho, com 25 °C.

Você sabia que Santos está entre as cidades mais seguras do Brasil, com uma das menores taxas de assassinatos da baixa da Baixada Santista e cerca de 1,2 mil câmeras de monitoramento espalhadas pelo município?