Porque sal não estraga?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

O sal é um conservante natural de alimentos. Ele desidrata, com sua adição nos alimentos e isso é uma técnica de conservação que consiste em retirar a água presente no alimento. Este processo impede o crescimento de microrganismos como bactérias e fungos.

mel

O mel tem imensas propriedades incríveis. Além do seu sabor delicioso, é praticamente o único alimento da natureza que não estraga.

Alguns dos alimentos que podem ser consumidos fora do prazo sem colocar em risco a saúde são massas secas e arroz, farinha, sal, açúcar, especiarias, água e legumes congelados, por exemplo.

O sal é outro alimento que não tem data de validade.

"O sal é um mineral e por isso não estraga. Ele absorve rapidamente a água. No entanto, o sal iodado dura apenas cerca de um ano. Durante esse período de tempo, o iodo geralmente se evapora e o sal perde sua qualidade útil, embora você ainda possa usá-lo como sal de mesa comum.

Para os especialistas, não é recomendado utilizar sal na comida dos pequenos, grandes quantidades poderiam resultar em uma sobrecarga nos rins, ainda imaturo, das crianças e aumentar o risco de pressão arterial no futuro.

Excesso de sódio na alimentação causa mais de 3 milhões de mortes por ano BR.

Por conta de sua composição – rica em açúcar e pobre em água, que impede a proliferação de microrganismos –, o mel tem mesmo um prazo de validade longo, mas não indefinido: ele precisa ser consumido em até dois anos, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Abaixo de 10°C, a cristalização diminui, então sinta-se livre para congelar o seu mel. Por outro lado, com temperaturas acima de 25°C, o mel resiste melhor à cristalização. De uma forma geral, o mel cristaliza mais rapidamente se estiver sob uma temperaturas entre 10 e 15° C.

mel

O mel é muitas vezes considerado o único alimento que realmente dura para sempre, graças a sua química mágica e a obra de abelhas. O néctar das flores se mistura com enzimas dentro das abelhas que extraí-lo, o que muda a composição do néctar e divide-os em açúcares simples que são depositados em favos de mel.

Outras vezes, o sal se tornava sem sabor por causa do contato com o solo ou por causa de sua exposição à chuva e ao Sol. Quando o sal se tornava impróprio para o uso, perdendo o seu sabor, não havia remédio para ele. Isso porque o sal pode salgar os alimentos, mas não há como salgar o próprio sal.

Como evitar bicho no arroz cru? - Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético! Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras.

A umidade pode comprometer a qualidade do sal, portanto o ideal é guardar o sal dentro do armário. Também é importante retirar o produto de dentro do pacote e guardá-lo em um recipiente fechado.

Sal refinado
Ou seja, abandone o hábito de guardar o sal na geladeira – a umidade pode comprometer a qualidade do produto. A dica do chef é, antes de armazenar, despejar todo o pacote em uma forma e levar ao forno para que ele seja levemente torrado.

A salga impede o desenvolvimento de micro-organismos e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias.

O açúcar não tem data de validade porque não caduca. De acordo com a Norma Europeia, não será exigido indicar a data de duração mínima no caso dos açúcares em estado sólido. A sacarose tem a característica de se manter “estável” no tempo e sem se alterar.

8 alimentos que não precisam ser guardados na geladeira

  1. 1 Melão. O alimento precisa ser deixado do lado de fora para amadurecer corretamente. ...
  2. 2 Tomate. Para conservar o sabor e impedir seu rápido amadurecimento, o fruto se encaixa melhor fora da geladeira. ...
  3. 3 Batata. ...
  4. 4 Cebola. ...
  5. 5 Pão. ...
  6. 6 Mel. ...
  7. 7 Café ...
  8. 8 Manjericão.

O açúcar nunca estraga porque não é um ambiente que propicia crescimento bacteriano. Apenas se certifique de guardá-lo num recipiente bem fechado, para protegê-lo de bichinhos e umidade.

A química explica o fenômeno: metais perdem elétrons para outros metais, pois possuem potenciais eletroquímicos diferentes. O oxigênio, que não participa desse mecanismo, é absorvido no processo para a formação do óxido, em uma reação natural chamada de oxidorredução.

Como saber se seus temperos estragaram? Ervas e especiarias secas realmente não expiram ou "estragam" no sentido tradicional. Quando se diz que um tempero estragou, isso significa simplesmente que perdeu a maior parte do sabor, da potência e da cor.

A água evapora normalmente, mas, o sal continua (sal não evapora) Esse processo é o de dessalinização da água. O que dá origem ao sal de cozinha. A água do mar é represada e evapora, deixando o sal em terra.