Porque Rute deveria se casar com o parente mais próximo?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

A seguinte explicação pode ajudá-lo em sua leitura: Pela lei de Moisés, o parente mais próximo tinha a responsabilidade de cuidar das viúvas, inclusive casando-se com aquelas que ainda pudessem ter filhos.

Boaz era um guardião-Redentor de Noemi e Rute, mas havia um membro da família que era um parente ainda mais próximo. Boaz não poderia exercer seu direito de se casar com Rute a menos que este parente concordasse em abdicar de seus direitos em relação a Rute.

A história de Rute ensinou aos alunos que, se confiarmos no Senhor, Ele vai nos recompensar por nossa fé. Os alunos também aprenderam que, quando mostramos amor e bondade aos outros, recebemos bênçãos do Senhor em nossa vida.

Noemi disse a Rute para anotar onde Boaz dormia e para descobrir e se deitar aos pés dele. Na cultura da época, esse ato era entendido como de total submissão.

Rute demonstrou bondade aos outros e lealdade ao Senhor.

Rute demonstrou bondade aos outros e lealdade ao Senhor. Uma das mensagens principais do livro de Rute é a de que tal fidelidade é mais importante do que a etnia.

Há muitas lições que podemos aprender com a história de Rute na Bíblia, mas talvez a principal seja: Deus não abandonou o seu povo. Apesar das aflições, Ele continua no controle. Rute demonstra que Deus é soberano nas coisas rotineiras da vida de mulheres e homens simples que confiam Nele.

Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.

Rute era estrangeira, uma viúva pobre e sem filhos, o que a deixou na total pobreza, sem nenhuma fonte de sustento. Contudo, Rute aceitou o evangelho com fé e uniu-se ao povo do convênio do Senhor. Embora não pudesse se livrar de sua situação de pobreza, no final ela foi “redimida” por seu parente, Boaz.

Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas.

“ Deus usa a vida de Rute para abençoar Noemi. Rute rebusca espigas nas terras de Boaz. Este era parente do marido de Noemi, sendo o resgatador, ou seja, aquele que poderia legalmente suscitar descendência para Noemi em nome do falecido Elimeleque.

No livro de Rute, lemos uma comovente história de conversão, coragem, determinação, lealdade e fidelidade.

Aprenda como a amizade de Rute e Noemi demonstra o quanto Deus ama e cuida daquele que o aceita como Senhor de sua vida. Aprenda como a amizade de Rute e Noemi demonstra o quanto Deus ama e cuida daquele que o aceita como Senhor de sua vida.

Ele era um homem íntegro, influente e grande fazendeiro. Seu nome significa “nele há força”. Ele podia cumprir os requisitos legais de casar-se com Rute, no regime do levirato, e suscitar descendência à família de Elimeleque.

INÍCIO TRÁGICO. Rute se viu em uma situação difícil em Moabe quando seu marido Malom morreu após dez anos de casamento.

Malom casou-se com a mulher moabita Rute, enquanto Quiliom casou-se com Orfa também moabita.

O texto bíblico aponta claramente que Boaz tinha bem mais idade do que Rute (Rt 2:5,8), a ponto de Rute ter sido elogiada por ele por não ter ido procurar um homem jovem. Da união de Boaz e Rute nasceu um filho que foi chamado de Obede.

Como uma viúva sem filhos, Rute não tinha ninguém para apoiá-la, mas tinha que contar com a generosidade de estranhos se não houvesse membros da família para fazê-lo. Ela estava entre as classes mais baixas e desfavorecidas do mundo antigo.

Rute se casou com dois fazendeiros judeus.
Primeiro com Malom (Rt 4:10), depois, já viúva, casou-se com Boaz. Malom era o filho primogênito de Elimeleque e Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3). O relato bíblico nos revela que os dois filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas.

1) Rute e Noemi (1,1-22): Aqui aparecem as personagens principais do livro. Os nomes, provavelmente fictícios, significam: Maalon: enfermidade; Quelion: fragilidade; Orfa: a que volta às costas; Rute: amiga ou saciada; Noemi: minha doçura; Elimelec: meu Deus é rei.

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.