Porque rico só usa cartão de crédito?

Perguntado por: isantana3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Para os super ricos, os cartões de crédito são usados como uma forma de ostentação da classe social que ocupam e aumentam os privilégios. O cidadão que deseja adquirir algum desses cartões precisa se encaixar em critérios rigorosos de riqueza e em alguns casos os cartões são liberados somente por convite.

Caso você já esteja endividado ou tenha o hábito de fazer muitas compras por impulso, a recomendação é utilizar somente o cartão de débito. Isso porque usar um cartão de crédito nesse momento pode piorar ainda mais sua situação financeira, criando a famosa “bola de neve”, de juros e dívidas parceladas.

Desvantagens do cartão de crédito

  1. Compras impulsivas. Devido ao limite de crédito, este cartão traz uma sensação de poder, mas não completa. ...
  2. Juros altos. Em caso de atraso ou parcelamento de pagamento, os juros tendem a ser altos, o que dificulta a liquidação da dívida. ...
  3. Fraudes.

Itaú

Para quem tem curiosidade em saber o favorito dos milionários no Brasil, a resposta é o Itaú. O banco está na frente na corrida por investidores milionários e possui um terço das grandes fortunas.

Entre as opções estão relógios, joias de modo geral, móveis e itens de arte, mas também existem categorias de imóveis e veículos, como iates e carros.

Fundos de hedge
Devido ao excelente retorno que proporciona, esse tipo de investimento é comum entre os ricaços. Diferentemente dos fundos tradicionais, os de hedge permitem maior liberdade para alocar os recursos da forma que a pessoa preferir.

Por exemplo, o cartão de crédito com maior limite do mundo poderia ser um modelo brasileiro. Em 2019, o banco Bari inovou ao trazer um cartão com limite de R$ 1 milhão. O valor podia ser alcançado com base no imóvel apresentado de garantia.

Se não houver planejamento, pagar no débito também pode resultar em dívidas. Além disso, é importante se planejar ao usar o débito se você usa também o cartão de crédito no dia a dia: afinal, perto da data de vencimento de sua fatura, é preciso ter saldo suficiente para pagar as compras feitas no crédito.

O cartão de crédito costuma dar condições que aliviam o bolso de qualquer cliente. O consumidor, geralmente, tem até 40 dias para pagar antes de entrar nos juros do cartão. Isso facilita a vida de quem precisa se programar para pagar suas contas e a fatura.

A principal desvantagem do débito é cair no cheque especial, porque as taxas cobradas são altas. Obter um estorno também pode ser bastante demorado, fazendo com que você fique sem o valor na conta.

Corre o risco de sofrer fraudes. Os métodos para fazer compras online com segurança são variados. Porém, existe sempre o risco de fraude na internet com o cartão de crédito, ou mesmo no mundo real. A melhor forma de evitar a fraude com cartão de crédito é mesmo não o possuir.

Antes de te explicarmos o porquê, já adiantamos que ter vários cartões de crédito aprovados pode sim impactar no seu score de crédito. Por essa razão, é importante ter cuidado em algumas situações. Para muitas pessoas contar com vários cartões de crédito é sinônimo de descontrole financeiro.

Ter mais de um cartão de crédito, então, só é vantajoso para quem controla muito bem seu orçamento. O cartão deve entrar nas finanças como um aliado na gestão financeira e não apenas como um mecanismo para postergar o pagamento dos gastos cotidianos.

Banco do Brasil (BBAS3)
Nesse sentido, o Banco do Brasil apresentou, em 2021, um lucro líquido de R$ 19,7 bilhões. Sendo assim, o resultado do mais antigo banco do país também o posicionou como um dos bancos de maior rentabilidade no mundo, com 15,7%, o colocando na 7ª posição.

A figura do gestor de patrimônio é comum nos escritórios de investimento voltados ao público de alta renda. Ele costuma ser remunerado por meio de uma taxa de administração percentual aplicada sobre o valor do patrimônio sob sua gestão.