Porque reggae fala tanto Babilônia?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Em geral percebemos que a massa regueira entende que quando a expressão "Babilônia" é citada na música reggae, é como um exemplo de uma cultura de pensamento e comportamento que leva a um caminho de perdição e distancia dos valores que são realmente genuínos, em troca de emoções passageiras e mesquinhas.

O reggae surgiu na Jamaica, no final da década de 1960, mas já nos primeiros anos de 1980 estava fortemente difundido no Brasil. Isso aconteceu, em grande parte, devido à sua forte conexão com as origens africanas, que também começavam a ser valorizadas no Brasil.

O reggae surgiu na década de 60, na Jamaica, e teve Bob Marley, cantor e compositor, como o seu principal ícone. Nesse sentido, o nome “reggae” foi inspirado no som que se faz na guitarra, ou seja, o “re” seria o movimento para baixo, enquanto o “gae”, o movimento para cima.

Babilônia significa "Porta de Deus", os judeus, no entanto, dizem que é um termo de origem hebraica, que significa "grande confusão", e inclusive aparece na Bíblia.

Uso rastafári
Rastafáris usam os termos Jah ou às vezes Jah Jah como um termo para o Senhor Deus de Israel ou Haile Selassie, que alguns Rastafari consideram como a encarnação do Deus do Antigo Testamento ou como a reencarnação de Jesus Cristo, que também é conhecido pelos título etíope Janhoy.

Nascido em 6 de fevereiro de 1945 (estaria completando 75 anos em 2020), o jamaicano Bob Marley foi responsável por popularizar o reggae por todo o mundo. Com a banda The Wailers, que fundou em 1963, transitou do ska e rocksteady, para desaguar e definir o que viria a ser conhecido como reggae roots (raiz).

Exodus — Bob Marley & The Wailers
Considerada uma das melhores entre todas as músicas de reggae e detentora do título de música de reggae internacional mais tocada, Exodus, de Bob Marley & The Wailers, é um verdadeiro fenômeno.

No Brasil, começou a ganhar força no país por volta dos anos 1970, sendo um ritmo musical mais predominante no norte, especialmente no estado do Maranhão, no município, São Luís.

Os Rastafáris creem que não existe o outro, pois todos são manifestação do espírito de Deus. Todos são um único ser dentro de uma única energia. As estéticas do Rastafári auxiliam no resgate cultural e histórico das culturas afrodescendentes e da diáspora.

Lee “Scratch” Perry
Também conhecido como The Upsetter, ele foi o produtor mais importante do reggae, um dos responsáveis por levar o gênero para o resto do mundo, especialmente para a Europa, e também foi o grande pioneiro do dub.

1º de julho

Em 1º de julho, a estrategista e organizadora jamaicana Andrea Davis fundou o “International Reggae Day™” com o objetivo de celebrar o melhor da criatividade musical da Jamaica, unindo a comunidade reggae ao redor do mundo em um dia.

Se reggae em americano pronuncia-se régue. Por que em português nos dizemos regue e não regae, se escrevemos reggae ? - Quora. Disseste bem: estamos no Brasil, não temos a menor obrigação de falar como não-brasileiros.

O Dia do Reggae é celebrado oficialmente desde 2012 em homenagem ao cantor e compositor jamaicano, Bob Marley, o artista mais conhecido do gênero de todos os tempos, que faleceu em 11 de maio de 1981, vítima de câncer. A data ainda destaca a relevância do gênero musical, suas origens e culturas ao redor do mundo.

A destruição da Babilônia profetizada, em Isaías 13, simboliza o que acontecerá aos que lutarem contra o povo de Deus e cujo coração esteja voltado para as coisas do mundo em vez das coisas de Deus. Isaías 14 fala mais especificamente sobre o rei da Babilônia, a quem Isaías comparou a Lúcifer, ou Satanás.