Porque refrigerante da pedra nos rins?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Além de terem muito açúcar, existem outras substâncias que podem causar sérios problemas. Por exemplo: As bebidas à base de cola são ricas em fósforo. Substância essa que, muitas vezes, acaba complicando o funcionamento dos rins de quem faz tratamento dialítico.

“É importante dizer que quem bebe pouca água tem, sim, maior chance de formar pedras nos rins, pois sua urina estará mais concentrada e será mais propícia à formação dos cristais.

Alimentos processados – Alimentos embutidos, congelados e industrializados, salgadinhos, bolos e comidas de fast-food, como hambúrgueres e pizza, são ricos em fósforo, substância que pode causar uma sobrecarga renal; e, por serem bastante gordurosos e salgados, favorecem o surgimento dos cálculos.

Cálculos de via urinária são transtornos para médicos e pacientes. Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador.

Sim, é possível eliminar pedras nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias. As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.

Quais são as formas de expelir o cálculo renal de forma natural?

  1. Beba mais água.
  2. Consuma sucos cítricos.
  3. Pratique exercícios físicos regularmente.
  4. Consuma fibras diariamente.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins.

Beber água e evitar excesso de sal e proteína reduzem o risco de pedra no rim. Qualquer pessoa pode ter cálculo renal, mas a predominância é entre os 20 e 50 anos de idade.

Se ao urinar você percebe que há sangue no seu xixi, esse é mais um dos grandes sinais de pedras nos rins. O que acontece é que as pedras podem atrapalhar a função de filtragem do sangue exercida por esse órgão, deixando passar uma quantidade elevada de hemácias.

Pode ser água potável da torneira, filtrada da torneira, filtrada engarrafada, mineral, sem gás, com gás… Contanto que seja puramente água! Portanto, para acabar com mais essa lenda urbana médica podemos decretar: água mineral potável não causa cálculo renal. Saúde!

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Quanto tempo demora para expelir as pedras nos rins? O tempo necessário para eliminar uma pedra nos rins difere de pessoa para pessoa. Uma pedra menor que 4 mm (milímetros) pode passar de uma a duas semanas. Uma pedra maior que 4 mm pode levar cerca de duas a três semanas para desaparecer completamente.

Potássio – apesar de saudáveis, algumas frutas, legumes e verduras entram no grupo de alimentos que prejudicam os rins por serem ricos em potássio, a exemplo da banana, da cenoura e das folhas da beterraba. A dica é descascá-los e deixá-los de molho antes de cozinhá-los. A água do cozimento deve ser descartada.

Suco de limão e vinagre de maçã.
Essa combinação alcalina auxilia na purificação do sangue e na dissolução de pedras nos rins. Além disso, a bebida possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram o funcionamento dos rins e aumentam a produção de urina, limpando as vias urinárias.