Porque refluxo da rouquidão?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Isso ocorre porque o ácido do estômago pode irritar a laringe e causar inflamação nas cordas vocais, levando à rouquidão.

Os sintomas típicos incluem azia (sensação de queimação no peito), dor ao engolir e gosto ácido na boca. Outros sintomas menos comuns incluem tosse, chiado e voz rouca. Os sintomas são causados pelo ácido do estômago que irrita o revestimento interno do esôfago, boca e garganta.

As pregas vocais podem sofrer com os efeitos provocados pelo refluxo ácido, uma vez que o próprio ácido, tosse e pigarro podem agravar lesões laríngeas, alterando a constituição das pregas vocais e resultando em lesões típicas como granulomas e úlceras de contato( 7.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar. Atenção à higiene bucal.

Se a rouquidão persistir por mais de 3 semanas e não estiver associada a resfriado ou gripe, é aconselhável procurar atendimento médico. Inclusive, se houver outros sintomas como tosse sanguinolenta, dificuldade para engolir e ou a sensação de um nódulo no pescoço, é altamente recomendável buscar essa avaliação.

Chá de limão com mel. Gargarejo de romã e agrião. Xarope de mel com própolis.

Em geral, a laringite viral é uma doença autolimitada, com duração menor que três semanas.

Sintomas de refluxo na garganta
Rouquidão; Sensação de corpo estranho na garganta; Dificuldade ou dor para engolir; Inchaço na garganta.

Veja 5 maneiras de reduzir o risco de refluxo

  1. Mantenha um peso corporal saudável. ...
  2. Não fume. ...
  3. Faça exercício físico. ...
  4. Reduza café, chá e refrigerantes. ...
  5. Siga uma dieta saudável para o coração.

De forma simplória, é a chegada do agente refluído à faringe e à laringe e aí ocasionando uma faringolaringite crônica irritativa e seus sintomas, que são muitas vezes inespecíficos.

evitar comer 2 horas antes de deitar; ter um controle do peso mais rigoroso; usar roupas mais leves; procurar cortar ou diminuir o consumo de: cafeína, refrigerante, chocolate, massas e alimentos gordurosos.

Algumas dicas para tratar a rouquidão em casa são:

  1. Beber bastante água. ...
  2. Descansar a voz. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Mascar chicletes. ...
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  6. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes. ...
  7. Evitar substâncias que irritam a garganta. ...
  8. Fazer exercícios para as cordas vocais.

O tratamento do refluxo faringolaríngeo inclui a modificação de hábitos da dieta e estilo de vida, bem como uso de medicamentos e, em casos selecionados, cirurgia.

Um novo tratamento para o refluxo gastroesofágico (DRGE) foi aprovado no Brasil, trata-se do Esophyx, dispositivo implantado entre o esôfago e o estômago através de um procedimento endoscópico chamado Transoral Incisionless Funduplication (TIF).

Fumar e beber álcool podem irritar o revestimento do esôfago e da garganta, tornando os sintomas de refluxo gastroesofágico e laringofaríngeo piores. É importante que o médico otorrino saiba se você fuma ou bebe álcool regularmente para determinar se isso pode estar contribuindo para seus sintomas.