Porque reduzir ao primeiro quadrante?

Perguntado por: vperalta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

A redução ao primeiro quadrante permite trabalhar as funções trigonométricas em ângulos localizados em todo o ciclo trigonométrico.

A relação entre quadrantes e graus pode ser vista da seguinte forma:

  1. quadrante: do 0° ao 90°;
  2. quadrante: do 90° ao 180°;
  3. quadrante: do 180° ao 270°;
  4. quadrante: do 270° ao 360°.

A relação fundamental da trigonometria, também chamada de RFT, relaciona duas funções trigonométricas bastante conhecidas, a função seno e a função cosseno. Essa relação é útil em diversos problemas de álgebra que envolva qualquer uma das funções trigonométricas, seja ela a seno, cosseno ou tangente.

1° quadrante (0° a 90°): seno (+), cosseno (+) e tangente (+); 2° quadrante (90° a 180°): seno (+), cosseno (-) e tangente (-); 3°quadrante (180° a 270°): seno (-), seno (-) e tangente (+); 4° quadrante (270° a 360°): seno (-), cosseno (+) tangente (-).

Para reduzir do 2° quadrante para o primeiro, basta encontrar, no primeiro quadrante, o ângulo que somado ao ângulo em questão resulte em 180°. Do 3° para o primeiro, diminui-se o ângulo menos 180° e do 4°,360° menos o ângulo.

1. [ Geometria ] Quarta parte da circunferência ou de um círculo. 2. Instrumento em que está assente ou desenhado o quadrante.

Todos os pontos no primeiro quadrante possuem abscissa e ordenada positivas. Exemplo: P1(3, 5). No segundo quadrantes todos os pontos possuem abscissa negativa e ordenada positiva. Exemplo: P2(-4, 2).

O plano cartesiano sempre é desenhado por duas retas que, ao se encontrarem, formam quatro regiões conhecidas como quadrantes. Esses quadrantes são numerados em sentido anti-horário, começando pela região que compartilha valores positivos tanto para coordenadas x quanto para coordenadas y.

90°: localizado no final do 1° quadrante; 180°: final do 2º quadrante; 270°: final do 3° quadrante; 360°: final do 4° quadrante.

As principais funções trigonométricas são a função seno, a função cosseno e a função tangente. Essas funções podem ser representadas no plano cartesiano e são classificadas como periódicas, porque o comportamento gráfico se repete de forma cíclica.

As razões trigonométricas, também chamadas de relações trigonométricas, são as possíveis divisões entre as medidas dos dois lados de um triângulo. As três razões mais conhecidas são: seno, cosseno e tangente. No triângulo abaixo, o lado da hipotenusa é oposto ângulo reto (90º) e o maior lado do triângulo.

do selo de 120 é o mesmo tamanho do seu de 60. conclusão 60° = seno de 120 graus. né você prestou atenção do vídeo na descrição.

No círculo trigonométrico do cosseno, o primeiro e quarto quadrantes são positivos, enquanto o segundo e terceiro quadrantes são negativos. No caso do seno, temos o primeiro e o segundo quadrante positivos, enquanto o terceiro e quarto quadrantes são negativos. Portanto, O seno de 90º é igual a 1.

Assim, podemos classificar todas as atividades diárias em algum dos quatro quadrantes.

  • Quadrante I – Atividades Urgentes e Importantes.
  • Quadrante II – Atividades não Urgentes e Importantes.
  • Quadrante III – Atividades Urgentes e não Importantes.
  • Quadrante IV – Atividades não Urgentes e não Importantes.

no primeiro quadrante estão os ângulos entre 0° e 90° no segundo entre 90° e 180° no terceiro entre 180° e 270° e no quarto quadrante entre 270° e 360°

Quadrante (I): retas x e y têm valores positivos (x > 0 e y > 0) ou (x, y) 2° Quadrante (II): reta x com valores negativos e reta y com positivos (x < 0 e y > 0) ou (-x, y) 3° Quadrante (III): retas x e y têm valores negativos (x < 0 e y < 0) ou (-x, -y)

Plano cartesiano, também conhecido como sistema cartesiano, é um traçado de retas perpendiculares onde perpassa outra, sendo uma na horizontal e outra na vertical, formando quadrantes de 90°. Esse esquema serve para variados cálculos.

Ambas as coordenadas são positivas. Logo, (0,6) está no 1º quadrante.

O plano cartesiano é um objeto matemático plano e composto por duas retas numéricas perpendiculares, ou seja, retas que possuem apenas um ponto em comum, formando um ângulo de 90°. Esse ponto comum é conhecido como origem e é nele que é marcado o número zero de ambas as retas.

A abscissa também é conhecida como coordenada “x” de um ponto, mostrada na linha horizontal, com a ordenada, também conhecida como coordenada “y”, mostrada na linha vertical. Em matemática, abscissa refere-se à coordenada horizontal de um ponto em um sistema de coordenadas cartesianas retangulares bidimensionais.