Porque rede social faz mal?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Psicólogos, psiquiatras e especialistas do Vale do Silício alertam que o uso das redes sociais pode ser viciante e suas consequências, as mesmas de qualquer outra dependência: ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole...

As redes sociais podem ser um ambiente bastante tóxico. No Instagram, por exemplo, é comum que influenciadores promovam um padrão de vida e beleza inalcançáveis, o que pode gerar problemas de autoestima em muitos usuários. Já o Twitter é conhecido por ser palco de cancelamentos e propagação de discursos de ódio.

Levantamento do Instituto Locomotiva também mostrou que Facebook pode ser considerada a plataforma potencialmente mais tóxica por usuários.

O risco da auto exposição é muito grande, pois as pessoas não sabem utilizar tais ferramentas postando banalidades e outras informações pessoais. Isso dá subsídio aos hackers – pessoas com perfil falso esperando por informações de grande valia com o objetivo de usá-las para fins ilícitos.

Ambientes virtuais de interação, dos quais os jovens são íntimos, geram ilusões e crenças que não correspondem à realidade. Os jovens de hoje são filhos de uma sociedade do consumo – não só de bens materiais, mas também de informação.

Além disso, uma boa ideia é estabelecer horários e momentos para acessar as redes e também a duração. Se tiver dificuldade em encontrar ou seguir um limite de acesso, existem alguns aplicativos que alertam que é hora de desconectar um pouco! Confie em mim, seu estresse, ansiedade e até insônia vão melhorar bastante.

Conheça os 3 aplicativos sociais mais perigosos atualmente

  1. Tinder. O Tinder se auto intitula como “uma maneira divertida de se conectar com as pessoas ao seu redor”. ...
  2. Snapchat. O Snapchat é um aplicativo social que usa fotos e vídeos para contar histórias. ...
  3. Omegle.

Como se livrar do vício em redes sociais?

  1. Mude seus hábitos. Jamais duvide do poder do hábito. ...
  2. Escolha momentos do dia para se conectar. ...
  3. Faça atividades físicas. ...
  4. Organize programas com a família e os amigos. ...
  5. Foque em outras atividades. ...
  6. Desligue as notificações. ...
  7. Faça terapia.

Para isso, os entrevistados classificaram de 1 a 10 a nocividade de sete redes sociais: Twitter, Facebook, Reddit, TikTok, Snapchat, Instagram e YouTube, sendo 1 para pouca toxicidade e 10 para muita toxicidade. O Twitter foi considerado a rede social mais tóxica, com uma média final de 7,82.

Pesquisas sugerem que jovens usuários frequentes de mídia social gastam mais do que duas horas por dia com o uso de redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram irão, provavelmente, relatar problemas de saúde mental, incluindo sofrimento psicológico.

A foto provoca comparação social imediata, o que pode desencadear sentimentos de inferioridade”, disse. De acordo com o estudo, esse sentimento gera inveja e ressentimento. A busca constante em transmitir uma imagem de perfeição em todos os momentos pode frustrá-lo, e pode levar até mesmo à depressão.

“Muitos pesquisadores chamam isso de manifestação da personalidade eletrônica, que é um outro contorno psicológico mais exagerado e insubordinado”, conta o especialista. Acontece que esse tipo de interação é um profundo gerador de estresse.

Assim como na vida real, quando em uma reunião de amigos alguém toca no assunto, os usuários do twitter começaram a trazer muito a tona questões políticas, discussões sem nexo e com os 'especialistas modernos' no assunto acabam deixando o ambiente pesado, sem graça e tão tóxico que mal conseguimos respirar.

Acredite, a sua resposta pode dizer muita coisa sobre a sua vida pessoal. Quanto menos postagens o seu perfil tem na rede, maior é a chance de você ser uma pessoa mais segura e sem problemas com a solidão, por exemplo. É o que defende um estudo realizado na Austrália com usuários do Facebook.

Em um estudo realizado em Miami em 2014, concluiu-se que as pessoas mais emocionalmente instáveis fazem mais publicações do que aquelas que são mais estáveis. Tudo isso, com o objetivo de regular suas emoções e receber mais apoio social; o que produzirá maior bem-estar.

Candidatos e redes sociais: 5 dicas de como se comportar no ambiente online

  1. Cuidado com exposições desnecessárias. ...
  2. Evite falar mal de pessoas ou empresas. ...
  3. Crie a sua identidade online. ...
  4. Fale como falaria pessoalmente. ...
  5. Evite defender causas polêmicas.

Em nosso país, os segmentos de segurança, entretenimento, agricultura e telefonia são alguns dos que já utilizam o recurso. Com câmeras de alta definição conectadas à rede e fornecendo imagens em tempo real via web é possível proteger muito mais.

As redes sociais sem dúvida alguma trazem resultados positivos muito expressivos para quem as usa de forma estratégica, mas elas não deveriam ser a única forma de comunicação das marcas.

O principal problema com as redes sociais é a privacidade. De fato, para ter sua privacidade invadida, basta algumas configurações imprudentes, ou uma postagem inadequada, e até mesmo seu endereço se torna público. No entanto, podem ocorrer problemas de privacidade decorrentes de golpes, como página de acesso falsa.

- faça posts que chamem a atenção dos seus amigos e de outras pessoas de maneira positiva, mas não exagere na exposição; - esteja atento para não participar de discussões inúteis e que não te agreguem nenhum valor; - e analise bem as publicações que você está comentando, compartilhando e curtindo.