Porque quem toma creatina tem que beber muita água?

Perguntado por: esales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

– Mito: Creatina causa aumento das necessidades hídricas (preciso tomar mais água)! – Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia.

De acordo com a profissional de saúde, a creatina não retém líquido. “Há anos surgiu essa falácia de que a creatina ocasiona uma retenção muito grande. Na verdade, o que a creatina faz é causar um inchaço intramuscular, o inchaço dentro do músculo.

Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida.

A creatina dá volume ao músculo porque aumenta a capacidade das células musculares de absorver água. “Quem usa creatina se impressiona porque o músculo incha muito rápido”, afirma o pesquisador norte-americano.

Em resumo, a creatina pode causar retenção de líquidos, mas não inchaço na barriga, uma vez que essa retenção é apenas água intramuscular.
...
Algumas formas de evitar o inchaço corporal são:

  1. hidratação e ingestão de mais água;
  2. prática de exercícios físicos;
  3. drenagem linfática.

Não existe nenhuma evidência de problemas hepáticos ou renais provocados pela creatina. A contraindicação é de utilização do suplemento por portadores de doenças renais ou hepáticas pré-existentes, o que se aplica também para vários outros nutrientes. Vale lembrar que a creatina é um nutriente e não um medicamento.

Quantidade de água
O indicado é, no mínimo, 35 ml de água para cada quilo de peso. Esse valor é considerado o mais indicado para todas as funções que nosso corpo necessita e com certeza será suficiente mesmo com a inclusão da creatina no dia a dia.

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal.

Então, por exemplo, se você tomar creatina e não treinar pode ser que ela cause ao seu organismo um inchaço. Isso ocorre porque a cretina na célula muscular acaba puxando a água do meio externo para o meio interno da célula e com isso, faz a célula muscular acabar inchando rapidamente.

USO IDEAL E RESULTADOS. O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia.

Creatina não é uma proteína, é uma amina
Biologicamente, ela é uma amina (ácido a-metil guanidino acético), naturalmente produzida no fígado, pâncreas e rins ou adquirida por meio da alimentação rica em diferentes tipos de carne. No organismo, ela é sintetizada a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina.

A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.

O mito que acerca a creatina é relacioná-la ao inchaço corporal, pois como já explicado, essa retenção ocorre dentro da célula, não interferindo na definição muscular. E como o seu uso proporciona o aumento no volume total de água corporal e gera hipertrofia, pode-se resultar em um aumento de peso na balança.

O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

A creatina fornece energia para as células da pele, estimulando a produção de colágeno. Com o envelhecimento, a produção de colágeno natural diminui e, assim, a creatina pode ajudar a manter a firmeza da pele.

Impulsionar funcionamento do cérebro
Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.

A orientação poderá partir do nutricionista, mas alguns protocolos indicam tomar 5g/dia, 1 hora antes do treino. Existem protocolos que indicam tomá-la pela manhã em dias sem treino. Outra indicação é consumir carboidratos junto com a creatina, assim facilitará o seu transporte para dentro dos músculos.

Creatine. Outra opção para quem deseja potencializar o ganho de força com a melhor creatina, é a Darkness Creatine. Sua fórmula é 100% pura e certificada com o selo Creapure, que garante alta qualidade e pureza. Além disso, sua embalagem com 350 g oferece um ótimo rendimento de, aproximadamente, 116 porções de 3 g.

TikTok. colocar a creatina direto na boca e beber água depois. faz mal porque toma assim não faz mal nada. pode tomar assim não tem problema nenhum tá.