Porque quem toma anticoagulante não pode tomar gengibre?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O gengibre está contraindicado para pessoas alérgicas e para aquelas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, porque pode aumentar o risco de hemorragias.

O gengibre retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos. A raiz ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser perigosa para quem toma medicamentos para controle do diabetes.

Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação, pois a raiz estimula a circulação sanguínea. Alguns estudos apontam que o consumo de chá de gengibre pode ajudar a baixar a pressão arterial.

A resposta é simples: os alimentos que contenham grande quantidade de vitamina K.

Além disso, crianças, gestantes e pessoas com cardiopatias, enxaqueca e úlcera devem evitar, pois o gengibre pode levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia ou taquicardia.

O gengibre está contraindicado para pessoas alérgicas e para aquelas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, porque pode aumentar o risco de hemorragias.

Não há nenhuma recomendação de restrição de ovos durante o tratamento com Varfarina. Como nenhum alimento deve ser recomendado ou proibido sem que seja feita uma análise individualizada do seu quadro completo, procure um nutricionista antes de fazer qualquer dieta ou restrição.

Ovo não está contra-indicado em quem tem trombose venosa profunda e está realizando tratamento com Xarelto.

Além disso, o gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que facilitam a dilatação e o relaxamento dos vasos sanguíneos. Por essa razão, o gengibre também ajuda a prevenir trombose, AVC e problemas cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.

Sim, pode consumir. Não há interação entre o Gengibre e o Xarelto. O que deve ser evitado é o Ginko-Biloba, por levar a alterações na coagulação, principalmente na adesividade plaquetária. Espero ter ajudado.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do gengibre? O gengibre não costuma ser prejudicial, ainda que em algumas pessoas provoque uma sensação de queimação quando ingerido. O gengibre também pode provocar desconforto digestivo e causar um gosto desagradável na boca. O gengibre pode aumentar o risco de hemorragia.

O gengibre pode diminuir a eficiência ou interferir completamente na insulina, anticoagulantes e betabloqueadores. Além disso, para pessoas que tomam antiácidos com regularidade, bem como medicamentos para o coração e anti-histamínicos, a raiz também pode interferir de maneira negativa.

Apesar de muitas pessoas questionarem, a água com gengibre não faz mal para este órgão, pelo contrário: “Alguns estudos indicam benefícios do extrato do gengibre para digestão e funcionamento gástrico”, conta a especialista Danielle Fonseca.

O gengibre traz diversos benefícios para quem o consome, mas tudo em excesso faz mal, não é mesmo? Por ter propriedades termogênicas, ele pode gerar desconforto estomacal e causar sonolência, caso consumido em grandes quantidades. Não é recomendado o seu consumo por pessoas com hipertireoidismo.