Porque quem tem tireoidite de Hashimoto não pode doar sangue?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O motivo de o paciente autoimune não ser doador é por cuidado com quem vai receber o sangue. Essa pessoa está em situação debilitada, está frágil, o sangue do paciente autoimune pode não ajudar esse outro paciente, que precisa de um sangue sadio.

Quem tem hipo ou hipertireoidismo pode doar sangue? Quem tem hipotireoidismo pode doar sangue, mas é sempre importante consultar um médico. Já para quem tem hipertireoidismo, a doação é proibida, mesmo que a doença esteja sendo tratada.

Hipotireoidismo de Hashimoto (origem autoimune) impede a doação de sangue em definitivo. Hipotireoidismo sem causa autoimune não impede a doação nem requer suspensão do uso do medicamento (levotiroxina, por exemplo).

Estresse: O estresse suprime o sistema imunológico e inibe a conversão do hormônio tireoidiano T4 em T3. O estresse pode ser digestivo, emocional, físico ou químico. Encontre maneiras de minimizar o estresse do organismo. Fluoreto: Elimine o flúor da sua água potável obtendo um filtro de boa qualidade.

De qualquer forma, tanto o hipotireoidismo como o cisto de tireoide não representam causas para aposentadoria antes do tempo.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

Alguns exemplos de impedimentos definitivos (não pode doar):
Hanseníase; Hipertireoidismo e Tireoidite de Hashimoto (Hipotireoidismo autoimune);

Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

A Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune. E a detecção dos anticorpos responsáveis por esse problema no organismo da mulher grávida pode indicar uma maior chance de abortos. Especialmente quando associada ao hipotireoidismo. Até mesmo o hipotireoidismo subagudo pode aumentar as chances de perda fetal.

No caso de hipotireoidismo, se estiver controlado, a pessoa pode doar sangue, mas quem estiver em tratamento para hipertireoidismo não pode realizar o procedimento. Hipertenso em estado descompensado também não deve doar sangue, mas pode fazê-lo se a condição estiver sob controle.

Aquelas doenças que não alteram o sistema imune, como tendinites, bursites, artrose e osteoporose de maneira geral não contraindicam a doação. Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue.

O que é o hipertireoidismo
O hipertireoidismo (ou tireotoxicose) é uma doença caracterizada pelo aumento na produção dos hormônios da tireóide. É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.

Puran T4 é indicado para: Reposição ou suplementação hormonal em pacientes com hipotireoidismo de qualquer causa (exceto no hipotireoidismo transitório, durante a fase de recuperação de tireoidite subaguda - doença inflamatória da glândula tireoide);

Sua sensibilidade à temperatura pode ser um sinal de hipotireoidismo. A circulação lenta pode deixar você com frio quando está perfeitamente quente e todos ao seu redor se sentem bem. O oposto vale para o hipertireoidismo: você pode ser super sensível a qualquer calor e suar mais do que os outros.

Tireoidite de Hashimoto: Quais os principais sintomas?

  • bócio (crescimento da tireoide),
  • pele seca,
  • fadiga e sonolência,
  • depressão,
  • cabelos e unhas fracas,
  • falhas de memória e outros casos de deficit cognitivo,
  • irregularidade menstrual e.
  • diminuição da libido.