Quem tem TDAH fala muito alto?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Entre os sintomas do TDAH observa-se o discurso impulsivo e a espontaneidade indesejada. Pessoas com TDAH falam sem parar, entram e saem da conversa ou apenas falam sobre si mesmas. Com isso deixam de ouvir com atenção o que o outro fala e não absorvem informações relevantes da conversa.

Sendo assim, os indivíduos adultos com TDAH apresentam reações emocionais impulsivas em diversas situações justamente porque eles têm dificuldade de autocontrolar a reação inicial, e também usar de ações direcionadas e autodirigidas que os ajudariam a acalmar as emoções.

Emoções – os portadores de TDAH demonstram excitação e alegria diante de estímulos positivos, raiva e frustração diante de estímulos negativos, e também raiva. Quem tem depressão é indiferente e inexpressivo, seja a situação boa ou ruim.

Caracteriza-se pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. No entanto, uma pessoa com TDAH pode ser descrita como alguém que vive no “mundo da lua”. Não presta atenção ao seu redor e não consegue se concentrar com facilidade. Além disso, não para um segundo e vive sempre agitada.

As pistas do TDAH
Esquece tarefas, comete erros ou se distrai facilmente onde está. É o famoso age ou responde antes de pensar, o que inclui interromper e não ouvir ou obedecer os outros — e receber recriminações por isso.

Uma das principais comorbidades relacionadas ao TDAH é o transtorno por uso de substâncias (TUS), que inclui dependência de álcool e outras drogas. Diversos estudos indicam a existência dessa conexão.

O desenvolvimento de situações comórbidas é imprevisível, o que dificulta a implementação de medidas preventivas. Sabemos hoje que crianças com TDAH têm em regra menos 12 anos de expectativa de vida, comparado com crianças sem a patologia.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Dificuldade de controle emocional
Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade. Dessa forma, uma pessoa com TDAH pode ficar irritada e, ao invés de pedir ajuda, pode chorar, lamentar ou jogar algo para transmitir frustração.

Pessoas com TDAH podem não ter muita autoconsciência, logo, podem ter dificuldade em perceber a impressão que estão transmitindo a outras pessoas ou como seu comportamento contribui para os problemas que estão vivendo em seus relacionamentos. Quem o diz é o psicólogo Russell A.

TDAH na Vida Adulta
Os sintomas do TDAH também podem interferir nas relações pessoais, afetando negativamente o convívio familiar, reduzindo as chances de sucesso pessoal e satisfação, e colocando em risco casamentos saudáveis.

TDAH, déficit de atenção, dislexia e hiperatividade são condições facilmente confundidas devido à semelhança dos sintomas.

Os problemas da ansiedade envolve nervosismo e medo, enquanto os sintomas do TDAH estão principalmente relacionamos a concentração e foco. O paciente com ansiedade tem dificuldade de se concentrar em situações que deixam ansioso como: Medo. Apreensão.

Tipo Desatento – Distração, lentificação e esquecimentos. Sintomas do TDAH Tipo Desatento mais comuns são a falta de atenção, dificuldade em resistir às distrações, esquecimentos, desorganização mental e também das coisas ao redor. Idem dificuldade com a percepção da passagem do tempo, o que causa atrasos e adiamentos.

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Os três tipos de TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — são: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado.

O TDAH não é o fim do mundo, embora às vezes você possa sentir como se fosse. Certos indivíduos com esse distúrbio o enxergam da mesma forma que quem não é acometido pelos sintomas o vê: inconveniente, frustrante e incapacitante.

Continuar lendo Quem tem TDAH fala alto?