Porque quem tem pino sente dor quando chove?

Perguntado por: egoulart4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Quando vais chover a pressão barométrica cai. Segundo os estudos, a queda na pressão atmosférica faz com que os tecidos se expandam. Uma pequena expansão tecidual numa articulação que está inflamada já é o suficiente para provocar a dor.

Para os casos de pacientes que tem parafusos ou placas metálicas decorrentes de alguma cirurgia ortopédica, a dor também pode se acentuar durante a época mais fria do ano.

A maioria dos especialistas acreditam que as articulações doem durante o tempo tempestuoso, porque a mudança da pressão atmosférica causa pressão adicional no corpo.

Se você vai passar por um procedimento de prótese ou artroplastia de quadril deve observar atentamente as medidas de prevenção de infecção. E se você já possui uma prótese, fique atento aos principais sintomas de rejeição de prótese de quadril: dor intensa, febre, vermelhidão, calor e saída de secreção.

Isso acontece porque no frio, as áreas afetadas ficam mais sensíveis e a dor reaparece. Outra possível causa para o aumento da dor nos ossos no inverno é que o sangue flui com mais dificuldade. Dessa forma, a pressão sobre as regiões já afetadas aumenta, aumentando também a sensibilidade a dor.

No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. Isso causa rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar. Pessoas que passaram por uma cirurgia recente, por exemplo, podem sentir mais esse desconforto, as cicatrizes ficam mais retraídas, causando mais dor.

E uma em cada sete passa a sentir mais dores e problemas físicos que antes. Pelo menos um quarto das pessoas que passam por cirurgias ficam (ou se sentem) piores depois de um ano.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Não se trata de rejeição do organismo, geralmente são proeminência das placas ou parafusos que irritam alguma parte que se movimenta como músculos ou tendões. Mas a grande maioria dos pacientes não tem incômodo algum e esse material não precisa ser retirado nunca mais.

Acredita-se que após esse tempo o osso já esteja cicatrizado e a placa e parafusos já não tem nenhuma função. Esse material não seria impedimento para realização de nenhuma atividade física.

O paciente deve evitar exercícios físicos, independentemente da intensidade. Esse período pode ser estendido em geral até 7 dias, dependendo da quantidade de implantes realizados e do que o paciente pratica.

Ainda não há uma resposta única para a questão, mas um dos motivos que leva à dor é a contração muscular que o frio causa, gerada pela contração dos vasos sanguíneos e piora do fluxo de sangue. A prostração causada pela queda da temperatura reduz os movimentos que geram todo o comportamento anormal.

Procure auxílio médico imediato, caso perceba sintomas como:

  1. dor intensa;
  2. inchaço ou deformidade;
  3. incapacidade de movimento total ou parcial;
  4. estalos no osso.

É necessário fazer repouso e tomar analgésicos para reduzir a dor e possibilitar a cicatrização do osso. Caso a dor se mantenha por mais de três dias, ou se o osso estiver fraturado, é recomendado procurar um ortopedista ou ir ao pronto-socorro.

Após uma cirurgia ortopédica, os pontos costumam ser retirados após cerca de 10 a 15 dias da cirurgia (média de 12 dias).

Sim. Existem alguns cuidados a serem tomados ao fazer um exame de RM quando o paciente tem piercings, porém é permitido realizar o exame. Apesar de não usar radiação, a ressonância funciona como uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais pelo corpo devem tomar cuidado.

A consolidação óssea dessas fraturas leva em média cinco meses e a reabilitação funcional desses pacientes demanda em média um ano, sem contar em alguns casos a necessidade de tratamento cirúrgico adicional(13).

O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.

O tempo de consolidação das fraturas consiste no período em que a estrutura óssea leva para formação do calo duro, estando envolvidos processos biológicos que levarão à reparação óssea. Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).