Porque quem tem depressão não gosta de tomar banho?

Perguntado por: ubeiramar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

A maioria das pessoas com depressão profunda deixa de cuidar do próprio corpo. Não têm a energia ou a motivação para tomar banho regularmente, escovar dentes, pentear o cabelo, lavar a sua roupa ou até mesmo mudar de roupa. Podem aparecer no trabalho com a mesma roupa durante vários dias seguidos.

Tomar banho quente diariamente pode ser um recurso alternativo para o tratamento da depressão, melhor até do que a prática de exercícios físicos, indica estudo realizado pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.

Banhos quentes regulares podem ajudar a melhorar o ânimo de pessoas com depressão. Na depressão, esse padrão é frequentemente interrompido. Os pesquisadores afirmam que um bom banho à tarde, com temperatura na casa dos 40°C por até 30 minutos, ajuda a elevar a temperatura do corpo e restaurar o ritmo circadiano.

porquinho

Quem não gosta de tomar banho logo ganha o apelido de "porquinho".

Outra sugestão é deixar tudo separado como os objetos a serem usados no banho (xampu, sabonete, toalhas) e as roupas que serão vestidas posteriormente, isso ajuda para que o paciente consiga realizar a atividade de tomar banho de forma independente.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

É muito normal sentir tristeza ou desânimo de vez em quando, em algum acontecimento da sua vida. A depressão pode se manifestar de diversas maneiras.
...
Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. ...
  • Distimia. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Dificuldade para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais. Apetite e / ou alterações de peso. Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio. Dores, dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos sem uma causa física clara e / ou que não se aliviam mesmo com o tratamento.

O depressivo muitas vezes se isola porque a presença de outras pessoas ou a permanência em ambientes públicos e cheios incomodam-no intensamente. A vontade de se resguardar e ficar só deve ser respeitada pela família e pelos amigos, sem cobrança ou julgamento.

Tomar um banho pode parecer uma atitude boba. Contudo, é uma boa saída de como ajudar numa crise de ansiedade. Um banho quente ajuda na sensação de relaxamento, fazendo com que o sangue e o oxigênio fluam melhor, além de acalmar os pensamentos. Portanto, para controlar a ansiedade, sempre considere um bom banho.

A água fria mostrou-se bastante eficaz no tratamento e na prevenção de doenças neurológicas, especialmente nos casos de estresse, ansiedade e depressão.

No fim das contas, não tomar banho um dia não faz mal para a saúde, mas favorece o acúmulo de bactérias.

Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna. Para não irritar a pele, invista em um sabonete neutro e procure, em alguns banhos, limpar somente axilas, pés, mãos, rostos e região íntima. Para as outras partes do corpo, só a água já será suficiente.