Porque quem tem ansiedade não pode tomar café?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O consumo de café pode ter efeitos diferentes em pessoas com transtorno de ansiedade, dependendo da sensibilidade individual de cada pessoa à cafeína. Para algumas pessoas, a cafeína pode agravar a ansiedade, causando sintomas como nervosismo, agitação, insônia e aumento da frequência cardíaca.

Chás estimulantes
Você pode optar por infusões com plantas da família da Camellia Sinensis como o verde, mate, branco, oolong e preto. O chá-verde, por exemplo, é rico em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, estimula o metabolismo e ajuda a aumentar a disposição.

Entre os principais ansiolíticos, destacam-se:

  • lorazepam.
  • alprazolam.
  • bromazepam.
  • diazepam.
  • clonazepam.

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.

Os pensamentos de pessoas ansiosas costumam ser muito focados em si, na tentativa de controlar situações. Logo, elas sentem dificuldade de compreender a realidade dos outros, o que afeta relações sociais e até profissionais. Afinal, é como se o indivíduo se mantivesse constantemente na defensiva.

Pessoas ansiosas avaliam o que dizem e o que fazem repetidamente. Fazem isso tanto em relação ao futuro quanto ao passado. Por exemplo, quando precisam falar com alguém sobre um assunto difícil, ensaiam a conversa na cabeça e, normalmente, tem uma visão pessimista do que pode acontecer.

Uma pessoa com ansiedade normalmente sente muita agitação (cognitiva e de comportamento), tensão muscular, sudorese, tonteiras, dificuldade respiratória, taquicardia e rubor facial. Esses sintomas são manifestados em conjunto, podem ser experienciados alguns deles ou todos.

Um punhado de amendoim e alguns quadradinhos de chocolate 70% podem ser, juntos, um dos melhores lanchinhos para combater a ansiedade.

Melhora do sono. Risco cardiovascular. Maior risco de ter obesidade. Risco de aparecimento do diabetes tipo 2.

É recomendável não consumir a bebida ou consumi-la em pequenas dosagens caso você sofra com ataques de pânico, ou crises de ansiedade. A cafeína aumenta a nossa adrenalina, o que pode nos impulsionar a tais situações.

No entanto, certos nutrientes podem ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade. Estes incluem vitamina B, magnésio, ácido fólico, zinco, ômega-3 e probióticos. Os suplementos destas vitaminas podem ser encontrados em lojas de suplementos ou on-line.

Alimentos que pioram a ansiedade

  • Doces;
  • Bebidas açucaradas;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Pães brancos;
  • Cafeína;
  • Chá mate, chá verde e chá preto;
  • Bebidas alcoólicas.

Eles são úteis durante situações estressantes, mas não no dia a dia. A produção contínua do cortisol e adrenalina é prejudicial para a saúde física e mental. Ela desencadeia uma série de efeitos negativos, como ganho de peso, dificuldade para dormir, alergias de pele, problemas gastrointestinais, entre outros.

Iogurte e outros laticínios
Os produtos derivados do leite têm uma alta taxa de Cálcio em sua composição. Além de ajudar na fortificação óssea, esse nutriente – juntamente com o Magnésio – diminui a pressão e inibe o sintoma de taquicardia que aparece quando a ansiedade aumenta.

Quem sofre de ansiedade pode receber benefício do INSS
A ansiedade, depressão, síndrome de burnout são exemplos de doenças psiquiátricas que podem gerar a necessidade de afastamento do trabalho. A depender das condições do funcionário, é possível até mesmo receber benefício por incapacidade.

A banana é uma fruta muito rica em potássio, além de possuir vitamina B6 e alto teor de triptofano. Todos esses nutrientes colaboram para a sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas de ansiedade.

É necessário procurar um médico e relatar o caso, pois só ele poderá analisar adequadamente.

  1. Não conseguir dormir direito. ...
  2. Cansaço constante. ...
  3. Preocupação excessiva. ...
  4. Dificuldade para se concentrar. ...
  5. Irritação frequente. ...
  6. Fique atento e busque tratamento.

Entre as principais, estão o transtorno da ansiedade generalizada, o transtorno do pânico, de ansiedade social, obsessivo compulsivo, pós-traumático, o de ansiedade de separação e as fobias.

Não existem exames clínicos específicos que possam confirmar o diagnóstico de Ansiedade Generalizada (TAG). O diagnóstico é baseado em uma avaliação cuidadosa dos sintomas, histórico médico geral e psiquiátrico em particular do paciente.

Feijão. Vitaminas do complexo B têm sido muito utilizadas para tratar a insônia e ajudar a aliviar o stress e a ansiedade. Se você está procurando um complexo natural de vitamina B, tente feijão – ele contém um bom punhado de diferentes vitaminas do complexo B, como B6, niacina e ácido fólico.

CHOCOLATE REDUZ SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO
A psicóloga Eniana Pacheco, do Instituto de Educação Médica (IDOMED), afirma que os benefícios do chocolate estão relacionados apenas aos chocolates amargos e meio amargos, que devem ser consumidos com moderação, não ultrapassando 25 gramas por dia.