Porque quem amamenta não pode fazer tatuagem?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

O risco para a mãe ocorreria se a tatuagem causasse alguma inflamação na pele. "Aí, ela teria de tomar medicações e interromper a amamentação por um tempo", diz Mariana.

A cicatrização é um processo que leva tempo e, para evitar complicações, recomenda-se esperar até 12 meses para fazer uma tatuagem depois da cirurgia plástica. Esse tempo evita possíveis infecções em tecidos que ainda estejam em recuperação. Também dá tempo para que a pele e os tecidos se recuperem plenamente.

Sim. Atualmente, as tinturas disponíveis no mercado contam com diversas formulações que não são consideradas tóxicas para o organismo, mesmo para lactantes. Portanto, apesar de terem poucas pesquisas que mostrem os efeitos da tintura durante a amamentação, pintar o cabelo não oferece riscos ao bebê.

De acordo com o tricologista Valcinir Bedin, o ideal é evitar os produtos que contam com chumbo em sua fórmula. A amônia, por sua vez, presente na maioria das colorações permanentes, também deve ser evitada porque pode trazer efeitos colaterais para o bebê.

Poderá beber, eventualmente, mas sempre com moderação e observando alguns requisitos como por exemplo, a ingestão de bebidas fermentadas (vinho, espumantes ou cervejas) é preferível em relação às bebidas destiladas como cachaça, tequila, vodka e whisky.

Tatuagem não é aconselhável para pessoas com alguma alergia aos pigmentos utilizados ou que já tenham alguma doença de pele (como psoríase e vitiligo).

Afinal, grávida pode ou não pode fazer uma tatuagem? Os médicos indicam que não. Isso porque, ao ser tatuada, você compromete o seu sistema imunológico, criando uma ferida aberta e causando dor, o que pode, dependendo do lugar, forçar sentar-se em posições desconfortáveis por um longo período de tempo.

Em se tratando do chocolate na amamentação, a nutricionista Lucina Costa explica o seguinte: “Você pode comer desde que seja uma quantidade pequena e não uma barra inteira de chocolate. Há casos muito extremos em que o bebê tem alergia ao leite materno depois que a mãe come chocolate”.

Dessa forma, a recomendação é que gestantes e lactantes não realizem piercings ou tatuagens, pois podem colocar a nutrição de seus filhos em riscos, após o parto (para mulheres que não amamentam) ou o fim da gestação é possível realizar o tão desejado procedimento.

Salame, presunto, bacon, mortadela, peito de peru, entre outros alimentos embutidos são alimentos com alto teor de gorduras e, consequentemente, aumentam as inflamações no organismo, desviando os agentes imunológicos e retardando a cicatrização das áreas tatuadas ou que foram colocadas piercings.

Pode fazer tatuagem em cicatriz? De acordo com a profissional, pode! Mas o ideal é que a cicatriz tenha pelo menos 1 ano ou esteja completamente cicatrizada. É importante também que o tatuador avalie a pele para dizer se ela está pronta para receber a tatuagem.

Na amamentação, a mulher pode fazer as unhas, o esmalte não faz mal para o bebê.

O puerpério, também conhecido como pós-parto, é o período que se inicia após o nascimento do bebê e com a saída da placenta. Seu final não é muito bem definido, em média ocorre de 6 a 8 semanas após o parto, ou quando as modificações do organismo já voltaram ao normal.

Contraindicações. Gestantes, lactantes e pessoas que têm pele sensível e/ou tendência a alergia não devem realizar o banho de lua. A exposição à água oxigenada também pode agravar problemas respiratórios.

Eu estou amamentando um bebê de 2 meses posso fazer uma escova progressiva que contém formol? Não se recomenda uso desse tipo de produto durante a amamentação.