Porque que vaca come terra?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Outro ponto a ser observado é que o aumento no consumo de minerais, ou a ingestão de dejetos, terra ou areia são sinais claros de desordens digestivas, ou de que as vacas estão sofrendo com o calor (stress térmico).

Na deficiência de fósforo os animais mostram aberração de apetite. Comem roupa, roem pedras, madeiras e lambem terra na tentativa desesperada de abastecerem-se com fósforo que lhes falta.

- Conforto no descanso. As vacas devem ser capaz de deitar-se durante um período prolongado de tempo todos os dias (cerca de 11-13 horas por dia). - Limpeza da vaca. Avaliada através da análise do úbere, pernas traseiras inferiores e quartos traseiros.

Ventiladores e aspersores
A associação de ventiladores + aspersores é um dos mecanismos mais importantes para baixar a temperatura e também a frequência respiratória das vacas leiteiras, que deve ficar abaixo de 60 por minuto. Molhar e ventilar é um mecanismo muito mais eficiente que somente ventilar, por exemplo.

Esse tipo de apetite depravado em bovinos pode acontecer quando há deficiência nutricional na alimentação. Terra, corda, plástico e lixo encontrados na fazenda podem ser consumidos pelos bovinos e demais animais que circulam livremente no local. Esse consumo de objetos é nomeado de apetite depravado.

Quantidade ideal de sal mineral para os bovinos
Geralmente, a dosagem ideal é o produtor servir entre 60 gramas a 90 gramas por animal adulto por dia. E entre 20 a 30 gramas de sal mineral para os bezerros.

O vinagre foi oferecido duas vezes ao dia, individualmente, misturado a 0,5 kg do concentrado. A forragem e o resto do concentrado foram oferecidos como uma mistura completa ad libitum duas vezes ao dia.

O sal comum (sal de cozinha) é o cloreto de sódio, ele não tem ingredientes nutricionais, além de cloro, sódio e iodo. Ele é feito e destinado ao consumo humano e não causa nenhum impacto na saúde nutricional dos bovinos.

O sal proteinado deve ser oferecido na seguinte dosagem: 1 grama a cada quilo vivo. No caso de bezerros, a dosagem para a mistura é a mesma: 1 grama de sal proteinado por quilo do animal. Caso o peso 80 quilos, a dosagem é 80 gramas por dia, na ração já fornecida.

De maneira geral, as misturas minerais disponíveis no mercado são formuladas para um consumo entre 20 e 30 g para cada 100 kg de peso vivo. Assim, um bovino adulto com 450 kg de peso vivo, consumiria entre 90 e 135 g por dia.

Vale lembrar que o tempo total para atingir essa etapa é de cerca de 24 meses.

Se durante esse período você está percebendo que seus bezerros estão mugindo, fique atento, é bastante provável que estejam avisando que estão com fome, o que pode levar a fraqueza, debilidade e desidratação.

As vacas leiteiras gostam de lamber umas às outras – geralmente no pescoço – e de serem acariciadas. Isso as ajuda a criar laços. Nossa pesquisa de 2017, em parceria com o Royal Veterinary College, mostrou como o carinho é importante para as vacas.

A tristeza parasitária carrega esse nome pelos sintomas típicos da doença: o animal fica apático, emagrece, apresenta quadro de febre e anemia, além de comprometer a produção de leite.

Globo Rural | Bovinos usam lambidas para aliviar stress e se comunicar | Globoplay.

As vacas leiteiras passam de 4 a 5 horas por dia ingerindo alimentos e apenas 20 a 30 minutos por dia bebendo água. Assim, facilitar o acesso à água é um fator crítico para atender às suas necessidades de hidratação.