Porque que o alho queima a pele?

Perguntado por: lgalvao9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os dentes de alho produzem um químico chamado allicin, responsável por seu forte aroma. É uma molécula relativamente grande e age principalmente ao contato direto à mordida, a versão do mundo das plantas para o combate corpo-a-corpo.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do alho? O único efeito adverso do alho é o cheiro de alho no hálito, no corpo e no leite materno. Todavia, o consumo de grandes quantidades de alho pode provocar náuseas e ardor na boca, no esôfago e no estômago.

Cortes, feridas ou arranhões
O alho é um excelente desinfectante e antisséptico, pois elimina as bactérias de forma radical. Nas pequenas feridas do dia-a-dia, experimente: Esfregar a ferida com um dente de alho partido em dois, deixar atuar alguns minutos e depois colocá-la debaixo de água.

Um estudo americano concluiu que a melhor forma de tirar o mau hálito causado pela ingestão de alho é mastigar folhas cruas de hortelã

Lave as mãos com detergente
Não usou luvas e agora está sofrendo com a ardência nas mãos? Então lave as mãos, mas com detergente em vez de sabonete líquido. Isso porque o detergente será mais eficaz para amenizar a ação da capsaicina na pele e dissolver o óleo da pimenta, reduzindo a sensação terrível de ardência.

Por essa razão, existe uma maneira de proteger o sistema respiratório usando o alho, mas sem necessitar de ingeri-lo. Coloque cinco dentes de alho por baixo da almofada antes de ir dormir. Caso o alho não tenha o seu odor forte caraterístico, é indicado descascá-lo e só depois concluir o processo.

Pouca gente sabe, mas o alho também faz bem para a pele. Basta cortar um dente ao meio e esfregar sobre a área afetada. Se isso for feito com regularidade, as propriedades antibacterianas encontradas no alho irão ajudar a limpar sua pele, evitando assim a acne.

A zona queimada fica vermelha, inchada e dolorosa, ao toque a zona queimada fica mais pálida.

Algumas pomadas simples podem ser utilizadas no tratamento de queimaduras

  • Bepantol. É uma pomada muito utilizada em tatuagem, composta por dexpantenol, também conhecido por vitamina B5, um composto que protege e nutre a pele, ajudando na sua cicatrização e estimulando a sua regeneração. ...
  • Nebacetin. ...
  • Esperson.

Vitamina C

Os poderosos nutrientes contidos no alho, como as Vitaminas do Complexo B e a Vitamina C, além dos minerais cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, manganês, potássio e selênio, previnem doenças e fortalecem o organismo.

Embora ainda não existam pesquisas científicas que comprovem o consumo do chá de alho com a perda de peso, sabe-se que o alho é um forte termogênico, segundo estudo. Isso quer dizer que ele aumenta a temperatura corporal e facilita a queima de gordura.

O alho contém alicina, uma substância que eleva a taxa de testosterona no organismo. Além disso, o alho inibe a síntese de cortisol, hormônio ligado ao estresse, que prejudica a ação da testosterona.

Efeitos colaterais e contraindicações
Além disso, o consumo de alho cru como remédio natural está contraindicado para recém nascidos, durante a cicatrização de cirurgias e em casos de pressão baixa, dor no estômago, hemorragias e uso de remédios para afinar o sangue.

Ajuda a perder peso. Fortalecer cabelos e unhas. Poderoso desintoxicante que elimina toxinas do organismo.

O consumo diário de alho em jejum pode, a longo prazo, proteger o corpo mediante problemas de saúde, como certos tipos de câncer, diabetes e depressão. O alho é rico em antioxidantes e nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico para prevenir infecções e doenças.

Esse fitoquímico presente no alho tem ação anti-inflamatória e hipotensora, e também ajuda no controle do colesterol. Possui ainda função antibiótica, auxiliando no combate a infecções causadas por micro -organismos; é um potente antifúngico, prevenindo ou inibindo a proliferação de fungos.