Porque que abacaxi não é fruta?

Perguntado por: igil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. No morango, por exemplo, os frutos são os diversos pontinhos escuros.

Uma das curiosidade, inclusive, diz respeito justamente ao termo fruta, já que, de acordo com a classificação botânica, morango é uma hortaliça, assim como a alface. E o morangueiro é uma planta da família das rosáceas, a mesma das roseiras. Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não.

A esses frutos que se originaram de outras estruturas das plantas que não o ovário da flor, damos o nome de pseudofruto, que significa fruto falso (pseudo = falso).

O pepino (Cucumis sativus), assim como o tomate, o chuchu e a abobrinha, é mais um daqueles frutos incompreendidos. Isso mesmo: por se desenvolver a partir do ovário da flor, os botânicos classificam o pepino como um fruto.

É utilizado para fazer referência aos frutos doces comestíveis, esse não é o caso da berinjela e por isso não costumamos chamá-la de fruta. No entanto, a berinjela é sim um fruto – termo botânico que faz referência às estruturas que são desenvolvidas a partir do ovário das plantas.

Pela visão da botânica, o tomate é fruta porque o mesmo se desenvolve a partir do que chamamos de ovário da planta que é a região onde se concentram as sementes. Assim como o tomate é fruta, outros alimentos que são pertencentes a sua família e tratamos como legumes, na verdade também também são frutas ...

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.

O fruto do caju, por exemplo, é na verdade a estrutura que costumamos chamar de castanha. Já no morango, aqueles pontinhos pretos presentes em sua superfície, denominados frutículos, é que são seus verdadeiros frutos.

A Pimenta é classificada como fruto, mais popularmente conhecido como condimento. Em botânica alguns legumes, na verdade são frutos de acordo com a botânica, como é o caso do tomate, abóbora, chuchu, pepino e quiabo. O sabor picante está localizado na sua parte externa.

castanha de caju

O verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha de caju. Isso ocorre porque cientificamente um fruto é uma estrutura criada a partir do ovário da flor, para proteger suas sementes.

Um exemplo de pseudofruto simples é o caju. A parte comestível é originada do desenvolvimento do pedúnculo da flor, enquanto o fruto propriamente dito é a castanha.

As frutas exóticas são aquelas que têm sua origem diferente do local onde são comercializadas. São pouco conhecidas pela população e encontradas com mais facilidade na região em que são produzidas.

O fruto é o ovário amadurecido da flor. O termo fruta é popularmente designado às partes comestíveis, que se originam da flor, mas nem sempre se desenvolvem a partir do ovário.

Os frutos se desenvolvem a partir do ovário fecundado de uma flor, já os pseudofrutos se desenvolvem a partir de outras partes florais como, por exemplo, o pedúnculo e o receptáculo. Um dos pseudofrutos mais conhecidos é o caju.

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.

A definição botânica explica que frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos.

Os frutos são aquénios. Ao contrário das cenouras cultivadas, em quase todo o mundo, a raiz da cenoura-brava não é comestível.