Porque quanto maior a profundidade maior a pressão?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Nós sabemos que a água possui mais densidade do que o ar. Isso faz com que a pressão de uma coluna de água seja superior a de uma coluna de ar do mesmo tamanho. Para termos de comparação, a cada 10 metros de profundidade aumenta-se 1 atm de pressão.

Ao contrário do que ocorre no alto das montanhas, onde as pressões são mais baixas, nas profundezas de rios, lagos e oceanos, devido ao peso de grandes volumes de água, as pressões tornam-se elevadas. No caso dos mergulhos de profundidade, a pressão acaba por exercer no corpo humano algumas alterações importantes.

“Isso porque, para protegê-las, boa parte desses animais conta, nas células, com uma substância chamada óxido de trimetilamina”, diz o biólogo Paulo de Tarso, do Aquário de Santos, em São Paulo. O óxido funciona como uma parede que absorve o aperto.

5.500 libras

A pressão em torno do famoso navio afundado é de cerca de 375 atmosferas. Isso significa que cada centímetro quadrado da superfície de um objeto experimenta o equivalente a 5.500 libras de força.

O artigo determina, em teoria, que exista um limite de 1000 metros para mergulho, o que se traduziria em uma pressão hidrostática de 100 atm antes de o organismo humano inteiro sucumbir por necrose dos tecidos.

A cada 10 metros mais de profundidade, a pressão aumenta 1 atmosfera. Cada processo pode causar bolhas nas artérias para bloquear o fluxo sanguíneo para os órgãos (embolia gasosa arterial. É a principal causa de morte entre os mergulhadores, tal como no mergulho com... leia mais ).

A pressão atmosférica ao nível do mar é sempre igual a 1 atm, mas a temperatura, como vimos, varia de região para região. O valor 25°C foi baseado na temperatura amena (nem quente nem fria).

A partir de 4 atm, a pessoa pode sofrer narcose de nitrogênio, conhecida como embriaguez das profundezas.

A partir dos 100 metros já há risco mortal para seres humanos, uma vez que é o nível onde inicia-se o processo de descompressão no corpo – um distúrbio no qual o nitrogênio dissolvido no sangue e nos tecidos, devido a uma pressão elevada, forma bolhas quando a pressão diminui.

Sabemos também que a pressão atmosférica medida ao nível do mar mede cerca de 100.000 Pa. Portanto, podemos dizer que uma pessoa, estando ao nível do mar, sofre a ação de uma força de cerca de 100.000 N em virtude da pressão atmosférica equivalente ao peso de um corpo de dez toneladas.

11.000 metros

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado. Cientistas da Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Japão encontraram microrganismos habitando o local.

Conheça 5 animais marinhos perigosos

  • Tubarão-branco e a força da sua mordida. Um grande tubarão-branco nada nas águas da costa de Cape Cod, Massachusetts, Estados Unidos. ...
  • O veneno letal do baiacu. ...
  • Crocodilo-de-água-salgada: o maior réptil do planeta. ...
  • O peixe-leão: uma praga do Caribe. ...
  • Polvo-de-anéis-azuis.

11.034 metros

Localizado no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Marianas, a Fossa das Marianas é considerado o local de maior profundidade do mundo, alcançando 11.034 metros de profundidade.

A Fossa das Marianas é o lugar mais profundo do oceano, mas a profundidade de quase 11 mil metros não a protegeu do plástico.

Como explicou Clare Fitzsimmons, da Universidade de Newcastle, à BBC os rusticles são “uma forma muito mais fraca do metal”, frágeis o suficiente para virar pó. Além disso, as correntes oceânicas e a corrosão do sal causaram extensos danos ao longo do tempo.

As pesquisas apontaram que os destroços estavam espalhados por uma área de cerca de 1.700 m² e a quase 4.000 metros de profundidade. Atualmente, a embarracação é protegida pela Unesco e considerada um patrimônio histórico, sendo proibida qualquer tentativa de resgate do navio.

Esse volume de água deslocado provoca uma força sobre o navio, chamada de empuxo. Desta forma, o Titanic flutuava porque o empuxo era igual ao seu peso. A fama de ser “inafundável” se deu por conta do transatlântico ter sido construído em partes separadas, chamadas de compartimentos.

5 ATM ou 50 metros.

O que está no fundo do oceano
Enquanto o que é considerado o oceano profundo se estende de 1.000 metros a 6.000 metros abaixo da superfície, as trincheiras do fundo do mar podem chegar a 11.000 metros, de acordo com a Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts.

"Um submarino militar normalmente opera entre 300 e 400 metros de profundidade", compara Kazuo Nishimoto, professor do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica (Poli) da USP.