Porque quando raspa o pelo nasce mais grosso?

Perguntado por: ncastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

A textura e o crescimento dos pelos são determinados pelos seus genes. Algumas pessoas têm mais pelos do que outras; algumas pessoas tem pelos mais grossos do que outras; e o pelo de todos crescem em proporções diferentes.

Existem várias maneiras de minimizar o excesso de pelos:

  1. Perda de peso. Com o emagrecimento, melhora a resistência à insulina no ovário e regulariza a sua produção de hormônios;
  2. Barbear ou uso de pinça. ...
  3. Cera quente. ...
  4. Cremes. ...
  5. Depilação à laser. ...
  6. Anticoncepcionais. ...
  7. Medicamentos.

Raspar as pernas com lâmina encrava os pelos e deixa a pele irritada, causando marcas e cicatrizes. Para evitar esse problema, faça uma esfoliação corporal duas vezes por semana para soltar o pelo que está preso na pele.

Você pode se depilar todos os dias se preferir, desde que faça corretamente para proteger a pele contra irritação.

Como acabar com os pelos da virilha tem três alternativas no mercado: a fotodepilação, a eletrólise e o laser. Na fotodepilação os pelos voltam a crescer cerca de 6 meses depois. A eletrólise é um tratamento longo e doloroso. Já o laser pode entregar a depilação efetiva.

Para que a depilação seja a correta é importante ter alguns cuidados, como: se depilar suavemente na direção do crescimento do pelo. Outro cuidado muito importante é lavar o aparelho depois de cada uso (sem bater contra a parede ou outro lugar, pois pode danificar as lâminas).

Falando em dias, o mais indicado é que a cliente espere cerca de 3 semanas a 1 mês para realizar uma nova depilação com cera. Porém, quando recorrida a métodos que eliminam o pelo apenas superficialmente, como a lâmina e o creme depilatório, esse prazo passa para cerca de cinco dias.

Nestes casos, por terem pelos mais grossos e resistentes, as opções de cera fria ou quente em roll-on também são as mais indicadas. No início da puberdade, quando aparecem os primeiros pelos na região, recomenda-se a remoção localizada com pinça.

É certo que alterações no organismo podem deixar os cabelos mais finos, mas uma série de hábitos corriqueiros também podem piorar o problema. Deixar um grande espaço de tempo entre lavagens e esfregar o cabelo com a toalha são um dos principais fatores, já que o acúmulo de resíduos e o atrito podem afinar os fios.

Os pelos das axilas e da virilha são fortes e, para retirá-los por completo, uma boa opção é a depilação com cera, que os arranca pela raiz, retardando o seu crescimento (pode levar até 20 dias). A lâmina apenas corta o fio superficialmente e logo ele cresce, às vezes, de um dia para o outro.

Mas o método também tem seu lado negativo, e o principal é o fato de causar reações alérgicas na pele em muitas pessoas. Além disso, a lâmina elimina os pelos apenas de forma superficial, o que pode causar foliculite, além, claro dos resultados não terem longa duração.

A ausência dos pelos também facilita a evaporação do suor e isso mantém a temperatura corporal do atleta mais baixa, deixando a prática dos esportes mais confortável, principalmente quando os dias estão muito quentes.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

Os pelos provocam mais atrito com a pele, que acaba ficando vermelha e dolorida. A dor provocada pelas assaduras pode comprometer o desempenho do atleta, sendo esse mais um fato que justifica a depilação para a prática esportiva.

O hábito de depilar o braço é muito comum entre homens e mulheres que se incomodam com os pelos nessa região. É o seu caso? Então você precisa conhecer quais são os métodos de depilação mais indicados para a região.

Depilar com gilete é o jeito mais comum de remover pelos das pernas. Esse método pode não arrancar o fio pela raiz como depilação com cera, mas é relativamente fácil e indolor. Compre uma lâmina de qualidade da seção de higiene pessoal de um supermercado local.

3 remédios caseiros para eliminar os pelos indesejados

  1. Açúcar, mel e limão para as pernas e braços. Ingredientes. 1 colher de açúcar (10 g) 1 colher de suco de limão (10 ml) ...
  2. Banana e aveia para eliminar os pelos. Ingredientes. Uma banana. 2 colheres de aveia (20 g) ...
  3. Mamão papaia e cúrcuma. Ingredientes. ½ mamão papaia.

Entre as opções cientificamente comprovadas que ajudam a clarear a virilha estão o peeling, as medicações manipuladas e, principalmente, os procedimentos com laser.

Pele escura
Por fim, a depilação contínua com lâmina escurece a pele. Isso ocorre porque o contato do produto com a pele de forma contínua muitas vezes causa micro fissuras e que ao cicatrizar acabam escurecendo a região.