Porque quando o bebê mama de um lado vaza do outro?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O gotejamento ou vazamento do leite também pode ser estimulado pelo choro do bebê, relação sexual e seios completamente cheios. É comum também ocorrer o vazamento nos horários próximos às mamadas e durante a amamentação, reflexo de ocitocina, quando a mãe está amamentando em um dos seios, o outro pode vazar leite.

Como vimos, o vazamento de leite é normal em torno das primeiras seis semanas, e geralmente não é sinal de produção excessiva. Mas, se depois desse período você continuar ficando encharcada sempre que o bebê mamar, pode ser um problema.

Para identificar se o bebê mamou o suficiente, a mãe deve verificar se o peito que o bebê mamou está mais vazio, ficando ligeiramente mais mole do que antes. Outra opção para confirmar se o peito esvaziou é pressionar perto do mamilo para verificar se ainda sai leite.

A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua. Falta de ingestão de líquidos pela mãe: a mamãe que amamenta deve estar bem hidratada!

O gotejamento ou vazamento do leite também pode ser estimulado pelo choro do bebê, relação sexual e seios completamente cheios. É comum também ocorrer o vazamento nos horários próximos às mamadas e durante a amamentação, reflexo de ocitocina, quando a mãe está amamentando em um dos seios, o outro pode vazar leite.

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica.

É comum que os seios vazem e até espirrem leite quando se está amamentando. Embora seja constrangedor e irritante, não há motivos para se preocupar. Em alguns casos isso não acontece; em outros, ocorre apenas enquanto o bebê mama em um seio e o outro fica pingando leite.

Desse modo, evite: pizza, bacon, salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, chocolate, biscoitos, salame, linguiça, salsicha, presunto ou lombo, por exemplo.

Pode haver dificuldade de ganho de peso do bebê ou ganho excessivo de peso. As fezes são verdes e/ou espumosas. Excesso de gases, secundário a deglutição de ar durante a mamada “inquieta”. Regurgitação excessiva.

Bebês recém-nascidos podem mamar de 10 a 15 minutos em cada peito. Talvez seu bebê só queira mamar um seio, talvez ele queira mamar nos dois. Quando o bebê soltar o peito, ofereça o outro para verificar se ele ainda está com fome.

Os alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, energéticos, chá verde, chá mate e chá preto devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades durante a amamentação, isto porque o bebê não consegue digerir a cafeína tão bem quanto os adultos, e o excesso de cafeína no corpo do bebê, pode causar ...

Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo.

MITO. Não há comprovação científica desta afirmação. Cerveja preta, canjica, água inglesa e outros alimentos aumentam a produção de leite.