Porque quando colocar cloro na piscina a água fica verde?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

O principal motivo que faz a água da sua piscina ficar verde é a proliferação de algas devido à falta de um saneante residual, como o cloro. Isso também pode ocorrer quando os parâmetros da água da sua piscina estão desregulados ou por falta de manutenção do seu equipamento gerador de ozônio.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

Sua escala varia de 0,0 a 14,0. Em piscinas, o pH deve ser mantido entre 7,2 e 7,6. Normalmente quando a água está esverdeada, em quase 90% dos casos é por que PH está muito baixo.

A água esverdeada não decanta
Um indício de piscina suja é quando a água fica esverdeada, consequência da proliferação de algas. Esse problema se resolve com o decantador, que fará as algas descerem ao fundo.

De modo geral, a dosagem indicada de cloro de piscina é de 4 gramas para cada 1.000 litros de água. Essa informação normalmente consta no rótulo do produto químico.

Quando ocorre a exposição à luz, as algas, microrganismos existentes na água mineral, que é retirada direto da fonte, realizam a fotossíntese. Ao realizar esse processo, as algas liberam clorofila, que é o ativo responsável pela coloração verde na água. É por essa razão que a água fica esverdeada.

E caso você esteja se perguntando: mas afinal, qual é a cor verde piscina? Pois bem, o verde piscina é aquela cor bem parecida com o verde água, ou seja, um verde com fundo azulado cheio de vida que nos remete à natureza e por isso traz sensação de conforto, alegria e saúde.

Para que serve o clarificante para piscina
O clarificante é utilizado para fazer a decantação da sujeira presente na água. Na prática, ele une aquelas micropartículas que deixam a água turva e que nem sempre são vistas a olho nu ou removidas pela filtração.

Segundo a ABNT NBR 10339:2018, a taxa de recirculação – que é o tempo que todo o volume de água leva para passar pelo filtro – deve ser de 8 horas para piscinas residenciais e de 6 horas para piscinas de uso coletivo (em piscinas com profundidade entre 0,60 e 1,5 m).

Algicidas

Algicidas
Assim, o algicida é um produto químico que serve tanto para prevenir quanto para eliminar as algas. Existem algicidas de manutenção e algicidas de choque. O primeiro deve ser aplicado regularmente em piscinas limpas, para evitar o aparecimento das algas.

O tom azulado da água origina-se da absorção da luz que incide sobre ela. A água tende a absorver melhor os comprimentos de onda mais longos da luz, como os dos tons laranja e vermelho.

Contaminação e doenças são riscos da piscina com água verde
As algas presentes na água da piscina podem ser extremamente prejudiciais para a saúde. Elas podem provocar doenças decorrentes dessa contaminação.

Com o pH baixo, as partes metálicas da piscina podem sofrer uma corrosão intensa, danificando os equipamentos; Ainda com o pH baixo, a água da piscina estará mais alcalina, o que compromete a eficácia dos produtos de desinfestação, deixando a água mais turva e gerando problemas de limpeza.

Como fazer a decantação da piscina
Meça e ajuste o cloro livre da piscina; Adicione o decantador à água da piscina conforme instruções do rótulo do próprio decantador; Desligue a motobomba da piscina e aguarde pelo menos 12 horas para que a decantação aconteça perfeitamente; Faça a aspiração do fundo da piscina.

A química do cloro é incompatível com os algicidas que possuem o cobre em sua composição química. Nesse sentido, se utilizados no mesmo dia, há o risco de manchar a superfície da piscina!

De maneira geral, a turbidez da água é causada pela presença de partículas em suspensão na água da piscina. Então quando a água da piscina está turva, opaca, esbranquiçada, é a hora de decantar a piscina para poder aspirar esta sujeira!

Clarificante: utilizado para deixar a água cristalina e eliminar as sujeiras superficiais. Após o seu uso, recomenda-se aguardar um período de 12 horas para a utilização da piscina, respeitando-se o prazo de atuação do produto.

Durante todo o processo de cloração, o ideal é manter a motobomba ligada com a válvula do filtro na posição RECIRCULAR. Isso otimiza a mistura do produto na água, a performance da sanitização e também reduz as chances de danificar o revestimento da sua piscina, ok?

O ideal é que o cloro seja aplicado na água da piscina dia sim, dia não. Já em piscinas de muito é recomendado que as aplicações de cloro sejam diárias. A cada 2 dias deve ser feita a análise do nível de cloro residual.

Um erro muito comum, mas bem grave, é aplicar o cloro diretamente na piscina, sem dissolver. Essa prática é danosa pois, sem misturar, as partículas sólidas (no caso de cloro em pó ou granulado) podem alcançar o fundo da piscina e estragar o revestimento.