Porque quando chove forma o arco-íris?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Como dito anteriormente, o arco-íris é causado pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas gotas de chuva. A luz solar é uma onda de luz branca composta por várias cores, e quando essa luz incide sobre uma gota de água, os raios luminosos que a penetram são refratados, sofrendo dispersão.

É exatamente por isso que nunca se pode chegar ao fim do arco-íris. Pois, para que ele exista, é necessário estar entre 40 a 42 grau do observador. Se aumentarmos o ângulo de visão para maior que 42 graus ou menor que 40, o arco-íris deixar de existir para esta pessoa.

Um arco-íris (também popularmente denominado arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotículas de água suspensas no ar.

Quando chover, procure pelo arco-íris. Quando escurecer, procure as estrelas. #Frases #Motivação | Espiritualidade, Paz e amor, Pensamentos.

Esse arco-íris pode ser observado à noite. Ele é um fenômeno bastante raro e pouco conhecido. O arco-íris lunar é formado pela luz refletida pela lua, sendo que essa luz, na verdade, é a luz solar refletida na lua. Como o luar é mais fraco do que a luz do Sol, o arco-íris também aparece mais fraco.

O nome leprechaun, de acordo com Patrick Dinneen, é possivelmente originário do Gaélico luacharma'n, significando meio-corpo (no sentido de pequeno) ou leith brogan que significa sapateiro.

Ou seja, encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris não é possível, pois, entre outros motivos, esse fim não existe – seria como correr em direção a uma miragem. As cores mais destacadas do arco-íris são: vermelha, laranja, amarela, verde, azul, azul-escuro e violeta.

Ocorre devido à dispersão da luz branca.

O arco-íris aparece em sete cores porque as gotas de água dividem a luz branca nas sete cores do espectro (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho). Essas luzes dispersas seguem diferentes direções dentro de cada gotícula.

O arco-íris nasce de um encontro entre a luz do sol e as gotas de chuva, e é por isso que ele só aparece se tiver chuva caindo e sol brilhando ao mesmo tempo. A luz do sol, que é branca, é feita de todas as cores. Mas para que as cores sejam separadas, é preciso que a luz encontre uma gota de água.

Discuta com a turma o que o fenômeno de formação do arco-íris tem em comum com a atividade realizada; salientando o fato da luz sofrer refração ao passar de um meio material para outro e, em função disso, se decompor em diversos feixes de luz de cores variadas.

Chuva invisível
No entanto, engana-se quem pensa que a chuva é o único tipo de água capaz de criar um arco-íris no céu. A luz solar também pode se refletir e refratar em cristais de gelo presos na atmosfera, o que dependerá do ângulo de encontro e da posição do Sol para emitir cores.

Se você deseja o arco-íris precisa suportar a chuva. Hazel Grace A Culpa é das Estrelas (2014). Nota: Frase da personagem Hazel Grace no filme "A Culpa é das Estrelas" (2014), inspirado no livro homônimo de John Green.

Um arco-íris aparece quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores.

No principal, varia entre 52 e 54 graus. No secundário, a luz é rebatida pelas superfície das gotas entre 40 e 42 graus”, conta Josélia. Apesar de os registros do arco-íris duplo serem mais raros, Josélia explica que o fenômeno não é raro.

O fenômeno duplo é considerado raro porque acontece apenas quando a luz do sol encontra gotículas maiores, e assim, acaba sofrendo a refração duas vezes. Nesse caso, um arco-íris aparece mais visível, e o outro, que sempre aparece acima dele, um pouco mais fraco.