Porque quando a pessoa emagrece envelhece?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Por que quando a pessoa emagrece ela parece mais velha? De acordo com o cirurgião plástico, a perda de peso causa a redução do volume que mantinha a pele mais esticada. “Com essa redução, há uma 'sobra' da pele, obviamente se considerarmos uma perda expressiva de gordura”, diz o médico.

É muito comum sentir flacidez na pele após emagrecimento. Quando uma pessoa perde muito peso devido a uma reeducação alimentar, cirurgia bariátrica ou após gestação é normal a pele ficar flácida, fina e com aspecto envelhecida.

Emagrecer faz você parecer mais velha: Menos firmeza A perda de peso leva a uma diminuição do tecido celular subcutâneo na face, havendo redução do volume geral. “Isso faz com que a pele fique mais flácida e com aparência mais enrugada.

Ao emagrecer, o rosto e o pescoço são os primeiros lugares onde a perda de peso fica perceptível. Quando esse processo ocorre de maneira muito rápida, a pele pode adquirir um aspecto abatido, provocado pela flacidez cutânea.

A perda de gordura na face também leva ao aparecimento de mais rugas, pois a pele não tem capacidade para se retrair quando perde o que está debaixo de si, e quanto mais idade a pessoa tem, pior é a capacidade de recuperação. Há rugas que podem aparecer ou ficar ainda mais pronunciadas se já existiam”, argumenta.

Assim, nutrientes antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, isoflavonas e resveratrol, por exemplo, encontrados em legumes, verduras e frutas, como cenoura, beterraba, uva, tomate, damasco, mamão e berinjela, por exemplo, ajudam não só a diminuir o envelhecimento da pele, mas também a manter um ...

28 anos

Segundo o levantamento, a melhor idade para emagrecer é aos 28 anos.

Antioxidantes protegem a pele
Os antioxidantes são indispensáveis no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele, dentre eles a Vitamina C é referência. Estes ativos retardam a oxidação das células e minimizam rugas, linhas de expressão e a flacidez.

Conforme emagrecemos, nossa pele também perde colágeno.

Quando o excesso de gordura é eliminado, as fibras elásticas e colágenas que dão suporte à pele perdem sua capacidade de retração e ela se torna flácida. Todo o corpo sofre com a flacidez, mas algumas áreas são mais suscetíveis, como braços, coxas, glúteos, abdômen e rosto.

Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de colágeno e seus benefícios, além de explicar por que o colágeno tipo I, encontrado em suplementos de colágeno hidrolisado, é a melhor escolha para quem busca uma pele mais firme e saudável.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Invista em itens que atuam na formação do colágeno – proteína necessária para manter a firmeza da pele – encontrado em peixes e leguminosas, por exemplo. Os suplementos à base de colágenos, comprados em lojas de produtos naturais, também podem ser uma boa forma de aumentar a ingestão desta substância ao longo do dia.

Por isso, é necessário tomar cuidado com esses hábitos para que a situação não se agrave. Algumas das principais dicas para combater a flacidez é aumentar o consumo de alimentos ricos em proteína e colágeno, praticar atividades físicas, beber bastante água ao longo do dia, manter o peso estável e não fumar.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Alguns hábitos podem ajudar bastante no combate à perda de volume facial precoce. Hidratar-se sempre, bebendo muito líquido, ingerindo alimentos ricos em água e, também, utilizar soluções, cremes e tônicos hidratantes são maneiras de evitar o ressecamento da pele, um dos grandes contribuidores para o envelhecimento.

Retenção de líquidos, excesso de açúcar, sal, alimentos industrializados, carboidratos, bebida alcoólica, envelhecimento e estresse engrossam as causas, fazendo com que os ligamentos faciais não tenham força para segurar as bolsas de gordura. A gordura se reloca, fazendo dobras proeminentes e um queixo duplo.