Porque psicopatas não têm empatia?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Psicopatas não têm empatia pelos outros. Ou seja, eles não dispõem dessa virtude humana tão importante para a boa convivência em sociedade. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos. Psicopatas tendem a não conseguir se colocar no lugar do outro.

Psicopatas têm sentimentos
Embora os psicopatas mostrem uma falta específica de emoções, como ansiedade, medo e tristeza, eles podem sentir emoções como felicidade, alegria, surpresa e nojo. Assim, enquanto tendem a sofrer para reconhecer rostos amedrontados ou tristes, são menos sensíveis às ameaças e punições.

O psicopata é um indivíduo arrogante, que se considera superior e despreza o mundo e os outros. Isso significa que o psicopata odeia quando alguém temporariamente o engana ou o derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra ele.

A ressonância mostra que nos psicopatas se verifica uma redução das conexões entre o córtex pré-frontal ventro-medial (responsável pela empatia e culpa) e a amígdala (a parte do cérebro que medeia a ansiedade e o medo).

- Esses indivíduos fingem e mentem muito bem, e forjam o afeto. É preciso ressaltar que o psicopata sente prazer em cometer o mal, em conseguir concretizar o que ele deseja.

Chora. Sim, isso mesmo. Em casos de discussão, ela chora. Imediatamente.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes. Diferentes dos seres humanos normais, que possuem diversas formas de medo.

Psicopatas não suportam se submeter ao poder de outra pessoa
Esse é o ponto de maior fraqueza nos psicopatas. Por serem sedentos por poder, sua vida consiste na antecipação de domínios e na afirmação de uma superioridade sobre os outros, antes que sejam controlados e dominados.

Fala e ação em desalinho: Uma característica comum a um psicopata é falar uma coisa e fazer outra. Aquilo que é veementemente afirmado, não é percebido na prática. Dificuldade em manter o combinado: O que é acordado pode até ser mantido por um tempo, porém cai por terra num curto espaço de tempo.

Quais as outras diferenças entre um psicopata e um esquizofrênico? Outro exemplo da psicopatia é que ele não demonstra remorso pelo crime cometido, não se arrepende.

- Nos assassinos encontramos maxilares grandes, maçãs do rosto muito separadas, cabelos escuros e grossos, barba rente e rosto pálido. - Assaltantes têm braquicefalia (crânio arredondado) e mãos longas; raramente tem testa estreita.

Para os psicopatas, suas vítimas não são humanas. Ele enxerga as pessoas como meros objetos que podem ser usados para sua satisfação ou diversão. Trata-se de pessoas perigosas para a sociedade, visto que dissociam emoções de ações, fazendo com que os outros não percebem quem realmente são.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Innsbruck, na Áustria, as pessoas que apresentam tendências antissociais, sádicas ou mesmo psicopatas gostam de comer alimentos amargos, como chocolates (com alto índice de cacau), café, água tônica, frutas cítricas, entre outras comidas e bebidas do gênero.

Ele busca uma posição de superioridade, quer demonstrar que tem o poder e controle e faz isso degradando e humilhando suas vítimas. Alguns sentem essa sensação com a tortura, outros com o momento do assassinato e demais com a desfiguração ou desmembramento do corpo já inanimado.

Sim, tem boa oratória, charme e manipulação são comportamentos que se sucedem ao psicopata. Eles sabem que é preciso seduzir uma pessoa antes de manipulá-la, e por isso costumam ser encantadores. Eles mentem para conquistar privilégios e justificar suas condutas.