Porque própolis arde a garganta?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O própolis é outro anti-inflamatório importante, comumente comercializado junto ao mel. “O problema é que o própolis requer álcool para se manter conservado. E álcool aumenta a irritação na garganta”, alerta a médica.

Dentre os principais efeitos colaterais encontra-se, sem dúvidas, a reação alérgica que pode causar sintomas como inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele.

Nas primeiras 48 horas de contato, o extrato evitou a proliferação e também aumentou a taxa de apoptose das unidades doentes. Yahima, porém, é cautelosa quanto às conclusões. “A própolis tem potencial para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer.

Pode ser utilizado em forma de Tintura de Própolis (solução extrativa), por exemplo, tomando 10 gotas diluídas em água, ou em uma colher de sobremesa de mel, três vezes ao dia. No caso de gargarejos e bochechos, diluir 15 gotas em meio copo de água filtrada.

Em geral, o Própolis pode ser usado diariamente, ingerido puro ou diluído (normalmente em água ou chá). Também pode ser utilizado juntamente com outros ingredientes para shots matinais.

Pesquisadores que estudam produtos da farmacopéia popular brasileira, como própolis, casca de cajueiro e alecrim-do-campo, mostraram que, em doses altas, esses remédios podem causar mutações potencialmente perigosas no DNA. Em doses pequenas, no entanto, há o efeito oposto: a proteção contra danos no material genético.

Suco de batata crua, suco de couve e maçã, suco de mamão e linhaça ou até mesmo comer a própria maçã ou pera sem casca podem ajudar a reduzir os sintomas. Esses ingredientes têm composições antiácidas, que é justamente o que é preciso para combater os ácidos do estômago que têm causado a queimação.

A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.

O própolis é contraindicado para pessoas alérgicas ou hipersensíveis a qualquer um dos seus componentes.

Dizer que a própolis traz inúmeros benefícios para a saúde não é novidade. Porém, muitas pessoas têm dúvida a respeito do consumo, se pode ou não fazer uso da substância natural produzida pelas abelhas. A resposta para essa dúvida, é sim. A própolis não apenas pode, como também deve ser consumida diariamente.

Embora ele seja bem tolerado, o própolis em forma bruta apresenta uma alta concentração de açúcar, por isso, deve ser usado com precaução por diabéticos ou pessoas alérgicas. As reações mais comuns em quem tem alergia ao própolis incluem coceira, vermelhidão, inchaço e urticária na pele.

Quanto ao melhor horário para consumir o própolis verde, não há uma recomendação específica. O importante é que o própolis seja consumido diariamente e de forma regular, para que seus potenciais benefícios possam ser aproveitados ao máximo. Algumas pessoas preferem tomar o própolis verde pela manhã, em jejum.

Para essa pergunta, a resposta é simples: toda hora é hora de tomar própolis. O horário do dia que você consome não interfere na eficácia desta substância natural no organismo. Seja na água, suco, café, iogurte, leite ou com frutas, o importante é não deixar de consumir própolis todos os dias.

Um dos mais conhecidos por sua eficácia é o própolis verde, originário do Brasil mesmo. Com uma aparência esverdeada e sabor forte, esse tipo de própolis se destaca por ter um composto único, o Artepilin C, que, segundo várias pesquisas, tem um efeito anticancerígeno e antitumoral.

Eleva a imunidade e proporciona ainda mais saúde nos momentos de vírus e pandemia. Quantas gotas de própolis posso tomar ? Para adultos é indicado tomar de 10 a 15 gotas, dividindo em 3 vezes ao dia.

É um sintoma de que temos um corpo estranho no local, que pode ser partículas de poeira, objetos diversos ou algum microrganismo, ou também pode indicar que a região foi lesionada de alguma forma. Assim, é comum sentir a garganta ressecada, dolorida, irritada e inchada.