Porque proibiram a paradinha no pênalti?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

O assunto chamou tanta atenção na época, que a Fifa resolveu mudar a regra para cobranças de pênalti, proibindo a pausa no término da corrida do jogador e antes do chute na bola. A FIFA alegou que 'a finta durante aproximação (...) com o objetivo de confundir o adversário é permitida.

O tiro penal é cobrado em sua marca própria, dentro da grande área. Exceto o jogador que cobrar o pênalti e o goleiro, todos os demais devem ficar fora da grande área -a uma distância de pelo menos 9,15 m da marca. O goleiro deve ficar sobre sua linha de fundo, sob o gol, sem se mover até que a bola se mova.

Quando ocorrido durante a partida pode ser cobrado em dois toques, desde que a bola seja rolada para frente e o segundo jogador a tocar nela esteja fora da área no momento da cobrança. No caso de decisão de resultado por pênaltis isso não é permitido.

Para inovar a arte de comandar uma bateria de escola de samba, Mestre André, diretor da Mocidade Independente de Padre Miguel, criou a famosa “paradinha”, em determinado momento da apresentação.

Ronaldo é seguido por seu rival próximo, Lionel Messi, e pela lenda da Roma e da Itália, Francesco Totti. Enquanto Messi marcou 108 vezes de pênalti, Totti converteu 86 pênaltis em sua ilustre carreira.

Foram 38 cobranças e apenas 25 convertidas. O aproveitamento seria ainda pior se não fosse Henrique Ceifador, que acertou as 5 chances que ele teve. Sem ele, o aproveitamento seria de apenas 61%.

Desde outubro de 2018, o camisa 10 da seleção brasileira cobrou 34 penalidades e fez 31, aproveitamento de 91% no período. Na carreira, são 73 gols de pênalti e 15 perdidos.

Carlos Vidal

Copa de 1930:
- O primeiro jogador a perder um pênalti foi Carlos Vidal, do Chile.

Independentemente da mão na bola, é pênalti. O fato de tocar na bola já configura a falta.

A alteração que buscamos é para que, doravante, empates sem gols não haja pontos. Se as equipes empatarem em 0x0, nenhuma delas fará ponto algum. Caso o empate seja com gols (1x1, 2x2...) aí cada uma das equipes faria sim um ponto, pelo empate.

Se uma cobrança de pênalti bater na trave ou no goleiro e houver toque novamente antes que um gol seja marcado, isso vai ser considerado como um pênalti perdido. Pênalti convertido - Se um pênalti vai ser convertido.

Ou seja, resumindo muito, o cartão vermelho é válido para o infrator do pênalti caso a ação seja considerada antijogo.

Nova regra: "O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador.

No futebol, há dois tipos de tiros livres: o direto, que pode ser chutado diretamente para o gol, e o indireto, cuja bola deve ser passada para outro atleta, que deve tentar finalizar o lance.

José Pereira da Silva mais conhecido como Mestre André (1932 - 1980) foi um regente da bateria da GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, a quem se atribui a invenção da paradinha.

Continuar lendo Tem pênalti no Society?