Porque precisamos reduzir o consumo?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

A atitude do consumidor na hora de comprar pode fazer muita diferença para o meio ambiente e para o futuro do planeta. É necessário levar em conta bem mais do que o preço, a qualidade e a marca do produto.

Impactos do consumismo no meio ambiente
Além disso, para que o processo produtivo aconteça, são emitidos gases poluentes, provocada a poluição, destruição de ecossistemas, dentre outros problemas que agravam cada vez mais o problema ambiental e levam o planeta à devastação.

Tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas.

O consumismo não tem uma causa específica. Esse comportamento é motivado por uma série de fatores que envolvem desde a mídia até as táticas de propaganda utilizadas por organizações empresariais.

As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias.

O consumo é parte fundamental das relações sociais, pois gera riqueza, é bom e saudável para a sociedade. Pesquisadores relatam que a experiência de compra ativa os centros de prazer no cérebro, liberando um neurotransmissor chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer.

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

São muitos os benefícios proporcionados pelo consumo responsável. Em suma, ao produzir menos lixo é possível diminuir o impacto ao meio ambiente. Junto a isso, também conseguimos adotar alternativas mais saudáveis ao optar pelo consumo de alimentos de boa qualidade.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

O consumismo é o ato de comprar algo que você de fato não precisa somente para mostrar status ou por influência de comerciais. Essa lógica consumista traz sérios problemas para o meio ambiente, porque quanto mais se consome, mais se produz e essa produção é feita a partir dos recursos naturais.

Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...

“Estudos recentes sugerem que o açúcar seja combatido do mesmo jeito que o álcool e o cigarro, porque traz sérios malefícios à saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. São as doenças que mais matam no Brasil e demais países em desenvolvimento”, revela a especialista.

O problema é quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta.

O consumismo desencadeia fortes problemas ambientais, como lixo, desmatamento e a poluição, assim como vem sendo o responsável por distúrbios na sociedade como modismo, endividamento, má qualidade de vida, roubos, bulliyng entre outros.

O Consumismo é o ato que está relacionado ao consumo excessivo, ou seja, à compra de produtos ou serviços de modo exagerado. O consumismo é característico das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização.

O consumo, indispensável para movimentar a economia capitalista, é reconhecido, mas desde que de forma consciente, responsável e sustentável. O consumismo, embora possa constituir num aparente estímulo à felicidade, é capaz de provocar patologias crônicas, uma vez que a felicidade é momentânea.