Porque Potifar cortou o nariz de Sate?

Perguntado por: uazambuja . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Sati tem seu nariz cortado após ser condenada por adultério.

Potifar (Val Perré) se arrependerá amargamente por não ter dado ouvidos a José (Juliano Laham) em Gênesis. O general descobrirá que o hebreu é inocente ao flagrar Teruel (Amaurih Oliveira) debaixo dos lençóis de Neferíades (Dandara Albuquerque).

Potifar (também grafado Putifar) era um oficial e comandante da guarda de faraó (Gênesis cap. 37:36), egípcio que comprou José, filho de Jacó, como escravo.

Em dezembro de 1829, o primeiro governador-geral da Índia sob o domínio britânico, Lorde William Bentinck, proibiu o sati — a antiga prática hindu que levava as viúvas a se imolar na pira funerária do marido.

Maaibre Sheshi I

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

O adultério é considerado um pecado em todas as religiões. A Bíblia decreta a sentença de morte para ambos os adúlteros (Levítico 20:10).

José do Egito, personagem bíblico descrito no livro de Gênesis, teve que enfrentar traições e injustiças em sua caminhada conforme segue: Genesis 37.1-28: Ele foi vendido como escravo por seus irmãos. Isso é uma traição da mais alta conta, das mais doloridas. Gênesis 39.1-20: Foi injustiçado pela esposa de Potifar.

Algumas traduções da Bíblia (como RC – Almeida Revista e Corrigida), afirmam que José, filho de Jacó, foi vendido para o eunuco do faraó. E Potifar seria esse eunuco.

Potifar era um alto oficial da corte de Faraó. Potifar comprou José dos comerciantes ismaelitas que o tinham levado até o Egito. Ele levou o jovem filho de Jacó à sua casa para servir-lhe como mordomo.

105:17–19.

Significado de Sati
Em sânscrito, sati significa esposa fiel. Pelo costume do sati, a viúva deixava-se queimar viva ao lado do corpo do marido na pira funerária.

Agar (Hylka Maria) ficará irritada com motivo do rapto de Sara (Adriana Garambone) em Gênesis. Agar (Hylka Maria) culpará Abraão (Zécarlos Machado) pelo sequestro de Sara (Adriana Garambone) em Gênesis. Novamente, o escolhido por Deus chegou em uma nova terra e não disse ao monarca de Gerar que a veterana é sua mulher.

O anjo aconselha que Agar volte para sua senhora e seja humilde.

Quando acabou a água do odre, largou o menino debaixo de um arbusto e foi sentar-se adiante, à distância de um tiro de arco, pois dizia consigo: “Não quero ver o menino morrer”. Assim ficou sentada adiante e começou a chorar.

Ramessés II

Segundo Ussher, Ramessés II foi deificado como Netuno, e era o faraó que não conhecia José.

Ptolemeu XV Filópator Filómetor Cesarião

Ptolemeu XV Filópator Filómetor Cesarião (do latim Caesarion, "pequeno César"; 23 de junho de 47 — agosto de 30 a.C.) foi o último faraó da dinastia ptolemaica do Egito Antigo. Era tido como filho da rainha do Egito, Cleópatra VII e do general romano Júlio César .

O nome de José foi mudado para Zafenate-Paneia
Outros, por sua vez, defendem que o provável significado do nome egípcio é “aquele que alimenta a terra dos vivos”. José tinha 30 anos de idade quando passou por essa transformação de vida.

Desde o princípio a orientação do Senhor, de acordo com o sétimo mandato é: “Não adulterarás”. Esse mandamento abrange também os demais pecados sexuais, bem como a imoralidade. Deus não priva seus filhos daquilo que é bom e, se repreende o adultério, certamente porque é algo muito nocivo às nossas vidas.

Continuar lendo Quem é Sate?