Porque poemas não tem pontuação?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

A ausência de pontuação, em grande parte dos poemas, também é um recurso estilístico, pois muitas vezes a própria disposição dos versos sugere pausas, expressividade.

Ponto (.): pausa de longa duração que indica o final do período e é usado em abreviações. Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa.

Resposta. Quando se faz um poema,existe a LIBERDADE POÉTICA,ou seja,você não precisa seguir a norma culta padrão. Então você pode escrever sem pontos,ou sem vírgulas,ou escrever as palavras incorretamente.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema.

O ponto de interrogação é um sinal usado na língua escrita para marcar a entonação feita em perguntas diretas. Em perguntas feitas de modo indireto, não há uso do ponto de interrogação. Quando o ponto de interrogação encerra uma oração, a palavra seguinte é iniciada com letra maiúscula.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Nas orações coordenadas assindéticas, o uso da vírgula é necessário. Nas orações coordenadas sindéticas conclusivas, adversativas e explicativas, a vírgula precede a conjunção. Quando a oração subordinada estiver antes da oração principal, o uso da vírgula é obrigatório.

No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.

Neste caso, os dois pontos podem ser substituídos pela vírgula. Vejamos alguns exemplos: Prezada senhora: Informamos que seu atendimento precisará ser adiado para a próxima quarta-feira, no mesmo horário.

As reticências são um sinal de pontuação usado para indicar que houve uma interrupção ou uma hesitação no discurso. Elas se localizam ao final do enunciado; assim, quando uma oração termina em reticências, não é necessário incluir o ponto-final, pois elas já assumem essa função.

Quanto não usar o ponto final? Como o ponto final indica necessariamente uma pausa e um encerramento na ideia do enunciado, não se deve usar esse sinal de pontuação em contextos diferentes, que podem indicar uma entonação específica (exclamativa ou interrogativa) ou que não indicam pausa e encerramento de uma ideia.

De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.

2) O POEMA PONTINHO DE VISTA TEM OITO VERSOS E DUAS ESTROFES.

Características do poema

  1. Versos. Regular. Que possuem uma métrica e rima. Branco. São versos com métrica e não possuem rima. Livres. Versos que não possuem métrica e também não possuem rima.
  2. Estrofes. Dístico. São estrofes que possuem dois versos. Terceto. São aqueles com três versos. Quarteto. Possuem quatro versos. Quinteto.

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não. Assim, diferente da prosa, escrita em texto corrido, o poema é escrito em versos que se agrupam em estrofes.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

a) para indicar que se interrompeu uma ideia que se começou a exprimir e se passa a considerações acessórias: «Quanto a seu pai…

Ponto de exclamação duplicado ou triplicado
Visa enfatizar e intensificar o sentimento que está sendo expresso. Sim!!